Campanha de conscientização aborda 400 pessoas no Centro
26/04/2017
Representante da Prefeitura fala para a população sobre os cuidados e prevenção da doença
Ação conscientiza a população para a necessidade do controle e tratamento da hipertensão arterial, além de exercícios físicos Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Saúde

Cerca de 400 pessoas foram abordadas na manhã desta quarta-feira (26) durante ação de conscientização pelo Dia Nacional de Combate à Hipertensão. A atividade aconteceu na Praça Afonso Pena, em frente ao COI (Centro de Operações Integradas). O objetivo é conscientizar a população para a necessidade do controle e tratamento da hipertensão arterial, além de alertar as graves consequências da doença.  

Durante a atividade, coordenada pela Prefeitura de São José dos Campos por meio do Programa Saúde do Adulto e do Idoso da Secretaria de Saúde, foram distribuídos centenas de folders educativos e aplicado o teste rápido de risco coronariano. 

Ana Rosa de Andrade, 67 anos, faz parte do grupo de hipertensão da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Satélite. Nesta quarta ela passou em atendimento médico na unidade e apresentava quadro de pressão alta. “Normalmente a pressão está controlada, mas hoje sai de casa sem tomar o remédio”, disse.

Alcione Fernandes, médica da UBS e coordenadora do programa Saúde do Adulto e do Idoso, alertou que as pessoas não estão tendo o devido cuidado para o problema. 

“A hipertensão é uma doença multifatorial, ligada a uma história familiar. Infelizmente as pessoas têm deixado de dar a devida importância para a doença, muitas vezes negligenciando o tratamento. A estatística aponta que 50% dos pacientes não aderem ao tratamento”, afirma Alcione, lembrando que a pressão alta muitas vezes tem relação com outras doenças.

Ela destaca que a campanha de prevenção vem justamente no sentido de alertar as pessoas para a necessidade de uma alimentação controlada, prática de atividade física regular e não fumar.

Segundo estimativa do Ministério da Saúde, 23% da população maior de 18 anos sofre de hipertensão arterial. Assim, São José tem aproximadamente 120 mil hipertensos. Deste total, 48 mil são acompanhados pela rede pública de saúde do município.