População terá recreação e macarronada no dia 1º de maio
27/04/2017
Tradicional Festa do Trabalhador  começa às 12h no 1º de Maio.
População terá recreação e macarronada servida a partir do meio dia Foto: Divulgação

Secretaria de Educação e Cidadania

Todos os preparativos já estão em andamento para a festa que a Prefeitura de São José dos Campos vai promover no feriado do Dia do Trabalhador. A comemoração será nesta segunda-feira (1º), no bairro Novo Horizonte (região leste), totalmente gratuito para a população da cidade inteira.

Bastante aguardada, como sempre, a macarronada será servida aos presentes a partir das 12 horas, na escola estadual Dorival Monteiro (Rua dos Pedreiros, 367). Cozinheiras das escolas municipais estarão encarregadas de elaborar a pasta com molho de tomate e carne moída, prato que virou símbolo e principal atração do evento.

E o trabalho na cozinha começa já no domingo (30), por volta das 17h, prossegue ininterruptamente pela noite e madrugada e vai até o encerramento do almoço comunitário, na tarde do dia seguinte. As equipes de cozinha vão atuar em sistema de revezamento, com acompanhamento e supervisão de nutricionistas.

Para dar conta de atender aos convidados, a iguaria de origem italiana será preparada com os seguintes quantidades de ingredientes: macarrão (1 tonelada), carne (500kg), extrato de tomate (400kg), açúcar (20kg), sal (20kg), tempero (18kg), orégano (3kg), louro (1kg) e óleo (188 litros). Os produtos foram doados por empresas do comércio alimentício do município.

Abrindo a festividade, às 9h, haverá a celebração da missa solene, na Rua dos Vidraceiros. Das 10h às 15h, será realizada a recreação infantil, na Rua dos Lavradores, com brinquedos infláveis e distribuição de pipoca e algodão-doce para as crianças.

Estarão presentes profissionais de educação física, que serão os guias em brincadeiras e ações alusivas ao esporte, como jogos de mesa (damas e xadrez) e de lona (dominó gigante, brinquedos educativos e desenho), pintura de rosto, perna de pau, chinelão e modalidades com bola. É só chegar, procurar o monitor e se divertir na rua de lazer itinerante.

Durante a festa, serão interditadas as ruas nos arredores da Praça 1º de Maio, onde ocorrerão as atividades. O transporte coletivo será reforçado, com mais ônibus nas linhas que atendem o bairro, as quais seguirão o itinerário de domingo. Guardas-civis municipais e policiais militares vão cuidar da segurança, com apoio de viaturas e do videomonitoramento do local por meio de câmeras do COI (Centro de Operações Integradas).