Equipe multidisciplinar faz acolhimento aos pacientes no HM
27/04/2017
Fachada do hospital municipal
Equipe multidisciplinar faz acolhimento especial aos pacientes no HM Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Saúde

O Hospital Municipal de São José dos Campos, mantido pela Prefeitura em parceria com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), conta com uma equipe de cuidados paliativos, que nasceu diante da necessidade de humanizar o atendimento e proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes com doenças graves ou em fase terminal.

Criado em 2012, o AMAE (Atendimento Multidisciplinar para Acolhimento Especial) conta com profissionais de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, nutrição, psicologia, serviço social, terapia ocupacional e apoio espiritual.

O objetivo do acompanhamento é proporcionar atenção intensiva, qualificada e diferenciada, diminuindo fatores que tragam sofrimento aos familiares e aos pacientes, tanto os que são portadores de doenças graves que ameaçam a vida, como os pacientes com sequelas de acidentes vasculares encefálicos (derrames) ou portadores de síndromes demenciais.

O AMAE visa o atendimento de forma diferenciada e individualizada, tendo como princípio fundamental a humanização e buscando atender, dentro das possibilidades, as vontades dos pacientes e familiares em um momento tão difícil.

“Primeiro, todos os esforços são empreendidos para curar o paciente. Quando a cura não é mais possível, a equipe suspende tratamentos invasivos e dolorosos, que passam a ser desnecessários, para ampliar os cuidados com a família e com o luto. É aí que o trabalho da AMAE começa”, explicou a médica Susana Miyahira, coordenadora do grupo.

Desde que começou a atender, o grupo já realizou 341 avaliações e 1.271 familiares e amigos participaram das reuniões. Após cada reunião, é deixado um formulário de avaliação aos participantes, tanto pacientes quanto familiares, com o objetivo de avaliar e aprimorar o atendimento.

Segundo Susana, os comentários recebidos pela equipe são extremamente positivos e mostram como o grupo torna-se uma parte importante do tratamento.