Time do Emprego incentiva grupo a reconhecer habilidades
27/04/2017
Diana Helen, segura livro do time de emprego
"Fiz vários cursos de qualificação e hoje aqui no Time de Emprego, está sendo fantástico", disse Diana Helen, 33 anos Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Cerca de 20 pessoas participaram, nesta quinta-feira (27), do programa Time de Emprego oferecido pela Prefeitura de São José dos Campos. No encontro, os participantes são incentivados a reconhecer suas habilidades e competências, estabelecer metas de trabalho e de vida para que tenham sucesso na busca por uma colocação no mercado de trabalho.

O Programa do Time do Emprego, desenvolvido pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, oferece orientação e qualificação aos participantes do Programa de Incentivo à Qualificação – PIQ.

Fernando Aparecido dos Santos, 49 anos, que cursa o ensino médio pelo EJA (Educação de Jovens e Adultos), está desempregado e vê no Time de Emprego uma oportunidade. “Sou autônomo e os encontros me fizeram entender o quanto é importante ter um planejamento financeiro, ter iniciativa e saber me expressar para abrir um negócio ou até mesmo conseguir um emprego”, disse o autônomo.  

“Fiz vários cursos de qualificação pelo Programa de Incentivo à Qualificação e hoje, aqui no Time de Emprego, está sendo fantástico. Estou no quarto encontro e já consigo reconhecer a capacidade que tenho, estou resgatando minha autoestima e espero chegar ao final do programa empregada”, disse Diana Helen de Fátima Gonçalves, 33 anos.

Como funciona

O programa forma turmas de até 25 participantes, que funcionam como equipes na troca de experiências e aprendizado. 

Durante 12 encontros – dois por semana, com duração de quatro horas – a facilitadora apresenta técnicas de direcionamento ao mercado de trabalho, aperfeiçoamento de habilidades, produção de currículos, dicas de comportamento em entrevistas, entre outros assuntos. 

O programa, que está na oitava turma, já qualificou cerca de 200 participantes. Durante essa formação, alguns já saem empregados, pois começam a ter mais foco e interesse em buscar seu objetivo pessoal e profissional.