Coleta seletiva melhora em um mês e agrada população
27/04/2017
Caminhão faz coleta seletiva
Agentes trabalham na coleta seletiva no bairro Jardim Esplanada, na região central de São José Foto: Charles de Moura/PMSJC

Urbam

Após um mês da retomada do serviço da coleta seletiva com mais qualidade pela Urbam, o volume recolhido já atinge 68% a mais do que era registrado nos últimos quatro meses (de novembro a fevereiro), quando era feita pela empresa Cavo. Neste período foram coletadas 27,4 ton/dia de materiais recicláveis. A Urbam já está coletando 46,01 ton/dia. A meta é atingir 51 ton/dia – produtividade que a cidade atingia em 2012. O serviço precário foi motivo do cancelamento do contrato com a empresa anterior. 

No dia 18 de abril foi registrado recorde no volume da coleta seletiva com 70,3 toneladas recolhidas em um único dia. O serviço voltou a ser feito pela Urbam no dia 27 de março com qualidade e eficiência. 

“Notei a diferença no serviço. Antes estava falhando. Agora o caminhão da seletiva está passando direitinho. Quando não passava, eu tinha que pegar os materiais recicláveis e colocar pra dentro de novo, senão os cachorros rasgavam o saco”, ressaltou Ana Rodrigues, moradora da rua Sabará, no Jardim Ismênia (região leste). “Agora estou contente. É muito ruim quando não passa a coleta”.

Maria Olegária, moradora da rua Uberlândia, também se disse contente com a frequência regular da coleta. “Estava bem bagunçada a frequência. Eu colocava para fora e o caminhão muitas vezes não passava. Acabava dando os materiais recicláveis para os coletores que passam na rua”.

Francisca Gonzaga reforçou que o serviço está com qualidade. “Espero que continue assim. Eu guardo os recicláveis numa sacola grande e coloco a cada quinze dias para a coleta”.

A coleta seletiva garante a economia dos recursos naturais usados na fabricação de novos produtos e contribui para reduzir o volume de resíduos dispostos no aterro sanitário, aumentando a sua vida útil. Também colabora para a geração de renda para mais de 100 famílias, totalizando 165 pessoas, das cooperativas Alfa, Coopertech e Futura que realizam a triagem dos materiais para sua posterior comercialização.

A população deve disponibilizar os materiais recicláveis nos mesmos dias em que já estava habituada. Em alguns locais o horário da coleta foi alterado para após às 15h, mas os dias permanecem os mesmos. Em caso de dúvida, a população deve entrar em contato pela Central 156.