Cerca de 70 mil pessoas já foram vacinadas contra a Influenza
27/04/2017
Cerca de 70 mil pessoas já foram vacinadas contra a Influenza
Cerca de 70 mil pessoas já foram vacinadas contra a Influenza Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Saúde

Dez dias após o início da campanha nacional, cerca de 70 mil pessoas já foram vacinadas contra Influenza (gripe H1N1) em São José dos Campos. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira (27) pela Prefeitura. Na cidade, o público-alvo é de 192.231 pessoas, consideradas de risco para complicações para a gripe. 

A meta do Ministério da Saúde é vacinar até o dia 26 de maio 90% desta população. As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 17h. Até o momento, foram distribuídas pela VGE (Vigilância Epidemiológica do Estado) 119.390 doses.

Nesta quinta chegaram mais 48.640 doses e todas as unidades foram abastecidas da vacina. Na quarta-feira (26), devido à grande procura, em algumas unidades, o estoque zerou e as pessoas que procuravam pela vacina foram orientadas a ir à unidade mais próxima onde o atendimento estava normalizado. 

Nesta semana, começou a segunda etapa da campanha, com a vacinação das gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças (6 meses e menores de 5 anos de idade) e indígenas. Segundo estimativas da Secretaria de Saúde do Estado, São José dos Campos tem 40.010 crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; 7.453 gestantes e 1.225 puérperas.

Os idosos e profissionais da saúde, que fizeram parte da primeira etapa, continuarão sendo vacinados. A orientação da Secretaria de Estado da Saúde é que os municípios façam um escalonamento da vacinação para os grupos de risco, ou seja, que ela seja feita por etapas. No entanto, a Prefeitura não está impondo restrição aos grupos. 

A partir do dia 2 de maio será a vez das pessoas acometidas por comorbidades (portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade). A partir do dia 8 de maio serão vacinados os professores da rede pública e privada. E 13 de maio, sábado, será o “Dia D” da campanha. A campanha prossegue até o dia 26 de maio.