Justiça determina 50% do serviço de transporte público em São José
27/04/2017
Passageira em ponto de ônibus na região central de São José
Liminar foi concedida para assegurar a continuidade da prestação dos serviços de transporte público durante a greve nacional Foto: Arquivo/PMSJC

Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos informa que a Justiça determinou que os motoristas e cobradores do transporte coletivo mantenham 50% dos serviços funcionando nesta sexta-feira (28) na cidade.

A liminar foi concedida às Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo, para assegurar a continuidade da prestação dos serviços de transporte público durante a greve nacional.

Caso o sindicato da categoria não cumpra a determinação judicial, eles terão que pagar uma multa de R$ 100 mil.

Diante dessa situação, a Prefeitura liberou os veículos do sistema de transporte alternativo, táxis, transporte escolar e serviços de fretamento, que poderão fazer os itinerários nos principais corredores e embarcar e desembarcar passageiros nos pontos de ônibus.

Os taxímetros estarão liberados e cada motorista poderá negociar diretamente com o passageiro o valor a ser cobrado.

O Sindicato dos Taxistas se comprometeu a praticar tarifas reduzidas para apoiar o sistema do transporte público.

As câmeras do COI (Centro de Operações Integradas) serão usadas para monitorar a manifestação e a fluidez do tráfego durante todo o dia. A GCM (Guarda Civil Municipal) estará em pontos estratégicos e agentes de trânsito estarão de sobreaviso para intervir nas vias onde houver necessidade.