Último arrastão antidengue do semestre vai ser neste sábado
28/04/2017
Equipe de combate a endemias faz vistoria e recolhe materiais no Morumbi
No dia 22, os agentes da equipe de combate a endemias vistoriaram o Jardim Morumbi, onde orientaram moradores e recolheram materiais Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Saúde

O 13º e último arrastão do semestre de combate ao mosquito da dengue vai acontecer neste sábado (29), na zona leste de São José dos Campos. A equipe do Centro de Controle de Zoonoses estará no Jardim Santa Inês, Jardim Castanheira e Jardim Paraíso do Sol, em mais uma ação que vista eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses, como dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

Das 9h às 16h, os agentes de campo visitarão 4.515 imóveis existentes em 108 quadras, retirando o maior número possível de criadouros do mosquito. Durante o arrastão, eles recolhem objetos que podem acumular água, além de fazer uma varredura contra o vetor. Também é aplicado larvicida em criadouros fixos e um caminhão passa recolhendo todo o material.

Nos 12 arrastões realizados desde o dia 4 de fevereiro, sempre aos sábados, foram recolhidos 11.300 kg de materiais e visitados 35.705 imóveis. Destes, 25.766 foram efetivamente trabalhados, pois 27,9% deles estavam fechados ou desabitados no momento da visita.

Mesmo com a drástica queda nos números da dengue este ano, a campanha de combate ao mosquito foi intensificada neste primeiro quadrimestre do ano.

As ações incluem a capacitação dos profissionais da Saúde (médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem) e sensibilização dos alunos do ensino fundamental das escolas da rede pública e privada do município.

O primeiro trimestre do ano fechou com um número de 190 casos de dengue em São José dos Campos, sem registro de casos graves ou óbitos.