Número de escorpiões diminui no cemitério de Santana
28/04/2017
Galinhas d'angola no cemitério de Santana
A mais recente iniciativa, solicitada pelos moradores, foi a soltura de galinhas d’angola, que estão sendo testadas no controle da praga Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças

Com as medidas adotadas pela Prefeitura de São José dos Campos, o número de escorpiões capturados no Cemitério Maria Peregrina, no bairro de Santana, tem caído consideravelmente. Num período de 40 dias (entre fevereiro e março), uma equipe da Urbam realizou a captura noturna de 2.957 escorpiões no local – uma média de 73 por dia. Devido às ações e também à queda na temperatura, a média capturada caiu para 39 escorpiões/dia nos últimos sete dias.

Moradores vizinhos ao cemitério constatam a diminuição do número de escorpiões após as medidas de controle adotadas pela Prefeitura.

A mais recente, a pedido dos moradores, foi a soltura de galinhas d’angola no local. Elas estão sendo testadas no controle da praga urbana em conjunto com várias outras medidas.

“As galinhas são espertas. Quando encontram um escorpião, não deixam escapar. Acho até que poderiam colocar mais galinhas porque o cemitério é grande”, observou o morador Luiz Gonzaga de Alvarenga.

Ele disse que os moradores estão satisfeitos com as ações adotadas. “Se continuar assim, vai acabar com os escorpiões ou diminuir bastante”.

Noemi de Paula também percebeu que a incidência diminuiu. “A reforma do muro também ajuda, pois eles se escondiam nas frestas e saíam à noite”.

Francisca de Paula Amaral Alvarenga reforçou que é preciso manter as galinhas e que a captura noturna feita pela equipe da Urbam está dando resultados positivos. “Eu ficava capturando escorpiões até meia-noite. Agora fico fiscalizando o trabalho pela janela de casa. É uma tranquilidade pra gente.”

A moradora Darlene Landim Amaral ressaltou outras melhorias, como o lacre de borracha no portão do cemitério, e sugeriu a colocação de telas nos bueiros. “Estou sempre fazendo reformas em casa também para evitar que os escorpiões se escondam em algum local.”

Medidas

Outras ações são realizadas nos cemitérios municipais para controle da praga. A manutenção dos cemitérios já é feita pela Urbam de forma contínua. A captura de escorpiões é indicada pelo Manual de Controle de Escorpiões, do Ministério da Saúde como a forma ideal de controle. Os animais capturados vivos são encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses. Uma equipe do Instituto Butantã vem até a cidade para recolhê-los. O veneno dos escorpiões-amarelos (Tityus serrulatus) é utilizado para fabricação de soro.

As famílias proprietárias de jazigos no município estão sendo notificadas para fazer a manutenção e eliminar as frestas onde os escorpiões se alojam.

Conforme o artigo 21 do Decreto Municipal 9.534/1998), a concessão do jazigo poderá ser cancelada sempre que for constatado o estado de abandono ou a falta de manutenção. Os titulares de jazigos deverão manter seus endereços completos, sempre atualizados.

É importante que os moradores colaborem com as ações preventivas, cuidando das áreas internas das casas e mantendo as áreas externas livres de entulhos.