Aprendizado e diversão marcam as aulas da jornada ampliada
28/04/2017
Alunos da Escola Municipal Otacília Madureira
Os alunos do quarto e quinto ano da Escola Municipal Otacília Madureira estão sendo beneficiados pelo ensino em período integral Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Já pensou viajar por todo o do Brasil sem precisar sair de São José dos Campos? Essa é uma das possibilidades que a aula de cultura, da Jornada Ampliada, oferece aos alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Otacília Madureira de Moura, na região sul da cidade. Esta é uma das 12 unidades escolares da Prefeitura que oferecem aula em período integral.

Nesta disciplina de cultura, os estudantes estão aprendendo desde as propriedades das bandeiras dos estados brasileiros até os marcos históricos e características culturais de cada região do país.

Uma das estudantes da Efeti (Escola de Tempo Integral) é Yasmin Assis, 9 anos, que participa do projeto pela primeira vez e está animada com as aulas no período de contraturno. “Se eu estivesse em casa, com certeza estaria assistindo algum desenho na TV. Aqui aproveito o tempo para brincar e aprender mais. Gosto das aulas complementares de matemática e aproveito para tirar dúvidas”, disse Yasmin.

O aluno Lucas Rafael Oliveira, 11 anos, participa pela segunda vez do projeto e destaca as brincadeiras que mais gosta. “Aqui temos atividades de educação física, artes e brincadeiras, aproveitamos para conversar e dar risada. É muito divertido ficar na escola o dia todo”, contou.

A Jornada Ampliada atende cerca de 2.400 alunos com idade entre 6 e 14 anos, oferecendo atividades complementares nas áreas de artes, cultura, esporte e lazer, além de acompanhamento pedagógico nas áreas de português e matemática.

Escolas municipais participantes
  • Rosa Tomita