UBS Resolve chega a mais 3 unidades nesta quarta-feira
28/04/2017
Enfermeira da UBS do Residencial União prepara a sala para o inicio da coleta de exames.
A unidade básica de saúde do Residencial União também passará a fazer a coleta de exames de sangue dos pacientes no próprio local Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Saúde

O programa UBS Resolve chegará a mais 3 unidades básicas de saúde de São José dos Campos na próxima semana. A partir de quarta-feira (3), as unidades do Jardim São José 2 (região leste), Jardim Limoeiro (oeste) e Residencial União (sul) passarão a fazer a coleta de exames de sangue dos pacientes no próprio local.

Estão sendo priorizadas as unidades mais distantes de um posto do laboratório Valeclin, parceiro da Prefeitura. A coleta realizada dentro da própria unidade evita o deslocamento do paciente, que sai da consulta com a data e hora marcada para a realização do exame e tem o resultado, em mãos, no dia do retorno ao médico.

A UBS do Jardim São José 2 tem 9.140 usuários cadastrados e duas equipes do programa Estratégia Saúde da Família. A unidade conta com dois médicos generalistas, um pediatra e um ginecologista. São previstos cerca de 5.600 exames por mês.

A UBS do Residencial União tem 15.084 pacientes cadastrados e conta com dois clínicos gerais, dois pediatras e um ginecologista. A previsão é de 3 mil exames por mês. Já a UBS do Limoeiro tem 3.566 pacientes cadastrados e uma equipe da Estratégia Saúde da Família. A unidade disponibiliza um médico generalista, um pediatra e um ginecologista. A previsão é de 500 exames por mês. 

A primeira unidade a receber o programa foi a UBS de Eugênio de Melo (região leste), no final de janeiro. Em três meses de funcionamento, mais de 1.700 pacientes já coletaram exames na unidade. Ainda para maio, está prevista a implantação do programa em mais duas unidades: Interlagos (sul) e Vila Paiva (norte).

O objetivo do UBS Resolve é tornar a unidade básica de saúde mais resolutiva nas áreas de clínica médica, ginecologia e pediatria. O programa está alicerçado em três bases: sustentabilidade da unidade, eficiência dos processos e a resolutividade das ações, visando a humanização do acolhimento dos pacientes e maior abrangência dos serviços prestados à população. 

Além da implantação de um posto de coleta de exames laboratoriais, o programa já adotou a prática da agenda aberta para marcação de consultas. Com a nova medida, a população pode se dirigir à unidade em qualquer dia do mês para escolher a melhor data e horário da consulta.

Desde o início do ano, as rotinas das UBSs também incorporaram novos procedimentos e protocolos. Uma segunda etapa prevê a implantação da sala de atendimento de pequenas emergências e a profissionalização das recepções.