Protótipo do Bandeirante será removido para o DCTA neste sábado
28/04/2017
Protótipo do Bandeirante será removido para o DCTA neste sábado
Protótipo do Bandeirante será removido para o DCTA neste sábado Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos programou para este sábado (29) a retirada do protótipo do avião Bandeirante do Parque Santos Dumont, na região central da cidade. A aeronave será restaurada em um hangar do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeronáutica). O bolsão de estacionamento do parque será interditado a partir da noite desta sexta-feira (28). Em caso de chuva, a retirada do avião será adiada por motivos de segurança.

O trabalho de remoção e transporte da aeronave deverá durar quatro horas, das 8h às 12h. A partir das 7h30 deste sábado, a Secretaria de Mobilidade Urbana fará uma operação especial de trânsito para escolta da carreta que levará o Bandeirante até o DCTA, com quatro agentes em duas viaturas e duas motos.

O itinerário inclui as avenidas Adhemar de Barros, Heitor Vila Lobos, Anel Viário, Jorge Zarur, Mário Covas, viaduto Talim, Mário Covas no sentido contrário, marginal da Dutra, Henrique Teixeira Lott e rua Paraibuna até chegar ao DCTA. Em caso de chuva, a retirada do avião será adiada por motivos de segurança.

A revitalização do Bandeirante será realizada por voluntários, que são ex-funcionários da Embraer (pintores e mecânicos).

O trabalho de revisão geral e pintura terá o apoio de 22 alunos do curso de mecânica de aeronaves do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), que também terão atuação voluntária.

A previsão é de que o projeto de restauro, coordenado pela Secretaria de Manutenção da Cidade com os apoios do DCTA e da iniciativa privada, seja concluído em 90 dias, com o avião sendo devolvido ao Parque Santos Dumont até o dia 27 de julho, data em que serão comemorados os 250 anos de fundação de São José dos Campos.
Essa revitalização é a mais completa dos últimos anos. A última manutenção, realizada há cinco anos, foi feita dentro do próprio parque. Desta vez, o avião será removido para não causar transtornos aos visitantes e alunos das duas escolas municipais que funcionam dentro da área de lazer.

Ícone da aeronáutica

O Bandeirante é um ícone da aeronáutica brasileira. No próximo dia 22 de outubro serão completados 49 anos do primeiro voo da aeronave fabricada pela Embraer. O protótipo foi instalado no Parque Santos Dumont em 21 de fevereiro de 1981.

Frequentadores do parque destacaram a importância da revitalização do protótipo do Bandeirante. “É um patrimônio de São José e tem que ser recuperado. Vai tornar o Parque Santos Dumont ainda mais atraente", disse o técnico de segurança do trabalho Marcus Vinícius de Souza, 29 anos, que mora no Jardim Minas Gerais, zona norte.

"Com este restauro, vai se preservar o patrimônio público e também a história de São José, a capital do avião. É muito importante este trabalho que será feito no protótipo do avião Bandeirante", afirmou a professora Fátima Vieira Santos, 58 anos, que reside no Jardim Maringá, na região central.

Revitalização do Parque Santos Dumont

O projeto de restauro do Bandeirante integra as ações da Prefeitura de São José dos Campos para revitalização do Parque Santos Dumont.

Desde fevereiro, já foram realizados no local serviços de limpeza das alamedas, roçada e podas das plantas. Também foi concluída, recentemente, a limpeza do lago do parque.

Localizado na Vila Ady Ana, região central da cidade, o Santos Dumont ocupa uma área de 46.500 metros quadrados em uma vasta área verde e de lazer, com pista para caminhada e equipamentos de ginástica para prática de exercícios e corridas, quiosques com churrasqueiras, pista de skate e playground, entre vários outros atrativos.

No local também funcionam duas escolas municipais. Além do avião Bandeirante, o parque abriga outros modelos aeronáuticos, como a réplica do 14 Bis e maquetes de foguetes da família Sonda. Por dia, cerca de 500 pessoas visitam o parque.