Prefeitura quer incentivar novos negócios com atividade tecnológica
28/04/2017
Jovens líderes de startups participam do Parahyba Valley
No Parahyba Valley – Startup Meeting, jovens líderes do ramo discutiram os desafios de tornar a cidade a capital da inovação Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

A Prefeitura de São José dos Campos já deu os primeiros passos passa para viabilizar o projeto Startup São José. Na noite da última quinta-feira (27), em parceria com a startup Quero Educação (especializada no mercado de educação), reuniu 60 jovens líderes do ramo no 1° Parahyba Valley – Startup Meeting. O objetivo é dar à cidade o título de capital brasileira da inovação, oferecendo incentivos às atuais e atraindo novas startups ao município.

Segundo Bernardo de Pádua dos Santos, gerente da Quero Educação, é perfeitamente possível surgirem em São José dos Campos novas empresas do porte da Embraer, como ocorreu nos anos 50, com a criação desta indústria, que hoje é a terceira maior fabricante de aviões a jato do mundo.

Ele explicou aos investidores presentes que uma startup não é simplesmente uma “empresa nova” ou exclusivamente de tecnologia da informação, mas uma empresa de inovação constante e de forte cultura empreendedora e crescimento exponencial.

A Prefeitura se empenhará nos esforços necessários para criar este ambiente favorável para consolidação das startups na cidade, não apenas no campo operacional, mas também na área de incentivo fiscal por meio da LIF (Lei de Incentivo Fiscal).

Técnicos da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico discorreram sobre a estratégia que a Prefeitura pretende adotar para garantir que o projeto Startup São José seja, em breve, uma realidade e uma referência para o país. Sobre isso, além da cessão de uma sede para o projeto, a Prefeitura quer apoiar os empreendedores em várias frentes.

Lei da inovação

Entre as medidas que deverão ser implementadas em breve, a Prefeitura deverá criar a futura Lei de Inovação, com o objetivo de facilitar a implantação e o desenvolvimento das startups na cidade, considerando a complexidade jurídica.

Como parte deste apoio, a Prefeitura vai também ceder um dos prédios do Parque da Cidade para acolher as startups. O local também será, futuramente, um ponto de referência para os negócios nesta área, em consonância com o ambiente contemplativo que o parque oferece.