Música enriquece atividades de pessoas em situação de rua
02/05/2017
Irving Fernandes Brito
Irving Fernandes Brito: “A oficina me ajudou a ficar mais motivado, a ter mais disposição, a dialogar melhor com as pessoas" Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A harmonia entre o violão e o canto fascinou um grupo de dez pessoas em situação de rua nesta terça-feira (2), no Centro Pop 2, mantido pela Prefeitura de São José dos Campos.

O grupo participou da primeira oficina de música, promovido pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão. Além da aprendizagem, a intenção é consolidar a convivência em grupo.

Irving Fernandes Brito, 29 anos, frequentador há três semanas do Centro Pop 2, conta que viu na oficina sua motivação. “Vim parar aqui no Centro por conta da minha situação financeira. Sou ex-dependente químico e a oficina me ajudou a ficar mais motivado, a ter mais disposição, a dialogar melhor com as pessoas. Nos próximos dias devo deixar o Centro e, assim, dar continuidade à minha faculdade de enfermagem, mas penso em voltar aqui como voluntário para compensar todo o cuidado que tiveram comigo”, contou.

A Prefeitura disponibiliza o transporte até o Centro de Convivência para quem dorme no abrigo. Aqueles que são abordados na rua passam por uma triagem e, em seguida, são levados às oficinas. Eles ficam o dia todo participando da programação, almoçam e lancham no local. No final do dia, todos voltam ao abrigo para pernoitar.

O Centro Pop 2 (Rua Henrique Dias, 363, Monte Castelo), na região central, oferece também oficinas de culinária e marcenaria, além de orientações social e psicológica. Ao longo dos próximos meses, deverão ser criadas oficinas de artesanato, barbearia, meio ambiente e atividade física.