Eventos vão comemorar o Dia das Mães durante todo o mês
03/05/2017
Mulheres participam de atividades no parque
A programação inclui sessões de cinema, jogos e diálogos abertos, para crianças, adolescentes e pais durante o mês de maio Foto: Divulgação

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A programação cultural de maio do Parque Vicentina Aranha mergulha no rico universo da cultura geek e do mundo tecnológico. Entre encontros, sessões de cinema, jogos e diálogos abertos, o parque conecta pessoas e gerações para troca de saberes e expansão de horizontes. O Dia das Mães também será celebrado durante todo o mês, com atividades culturais. 

Nesta quinta-feira (4), às 19h30, o Cinema do Parque exibe o documentário nacional O Começo da Vida (2016). O filme percorre os quatro cantos do mundo para mostrar a importância dos primeiros anos de vida na formação de cada pessoa. A forma como as crianças vivem a primeira infância, desde a gestação até os 6 anos, é essencial para definir o futuro de cada uma delas. O documentário O Começo da Vida convida todos a refletir se estamos cuidando bem dos primeiros anos de vida, que definem tanto o presente quanto o futuro da humanidade. Após a exibição, haverá espaço para diálogo e reflexão. 

No sábado (6), o parque oferece atividades saudáveis do projeto Vicentina Qualidade de Vida. Às 8h30, haverá uma vivência de artes corporais da medicina tradicional chinesa, seguida de uma aula aberta de práticas posturais, às 9h30, com exercícios de alinhamento e consciência corporal.

Ainda no sábado, às 16h, o parque recebe uma roda aberta de capoeira, conduzida pelo mestre Lobão. A atividade é um convite para praticantes e apreciadores desta expressão cultural brasileira, que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música.

Em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil, anualmente é celebrado no primeiro sábado de maio o Pilates Day. O objetivo do movimento, que normalmente é ao ar livre e gratuito, é promover a valorização e a conscientização do método. Além de mobilizar pessoas em torno da atividade, o evento também visa difundir a técnica e mostrar os inúmeros benefícios para o bem-estar e a saúde.

No Vicentina Aranha, o Pilates Day será comemorado neste domingo (7), a partir das 9h, com práticas abertas da modalidade às 9h, 10h e 11h, além de orientações aos interessados. Para participar, basta trazer uma canga ou tapete de ioga. 

Também no domingo, das 9h às 12h, o projeto Ciência no Parque estará no Quiosque São José. Nessa exposição, os experimentos científicos são apresentados de forma lúdica e interativa, demonstrando fenômenos de mecânica, óptica, energia e ondas. Professores e especialistas vão fazer demonstrações relacionadas à física que podem ser feitas em casa.

Ainda no mesmo dia, às 10h, o projeto Vicentina Qualidade de Vida apresenta uma aula aberta de ioga para crianças de 4 a 10 anos. A atividade é feita de forma lúdica, estimulando as sensações de movimento, estabilidade e envolvimento com as emoções, que são trabalhadas pela união de mente, corpo e espírito. Serão aplicados exercícios que utilizam a criatividade e a imaginação infantil por meio de mímicas, histórias, desenhos, jogos e teatro. Serão atendidas até 15 pessoas, por ordem de chegada. Para participar, é necessário trazer canga ou tapete de ioga.

Ao longo de quatro encontros aos domingos de maio, o parque oferece uma Vivência Dança Materna a partir das 10h. A atividade é uma proposta para gestantes, pais e mães com bebês de colo, com finalidades terapêuticas integradas e artísticas. Nas oficinas, são realizadas atividades de movimento do corpo, por meio de exercícios criativos, rítmicos, musicais e coreográficos, utilizando a cultura regional, cirandas e cantigas populares de roda.

Finalizando o fim de semana em grande estilo, às 10h30, o músico e cantor Rafael Alves presta homenagem a Michael Jackson, um dos maiores ícones da cultura pop mundial, com o projeto MJ Experience, um experimento em que os hits do astro passam por uma roupagem que se alia aos gêneros do jazz, blues e rock.