População das regiões leste, oeste e sul ganham UBS Resolve
03/05/2017
Branize Aparecida da Silva
Branize Aparecida da Silva: “A UBS é perto de casa e não precisei ir até um posto do Valeclin, onde o atendimento é mais demorado” Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Saúde

A coleta para exames de sangue começou a ser realizada nesta quarta-feira (3) em mais três unidades básicas de saúde de São José dos Campos. Os pacientes das UBSs do Jardim São José 2 (região leste), Jardim Limoeiro (oeste) e Residencial União (sul) agora contam com as ações do programa UBS Resolve, que visa tornar as unidades mais resolutivas no atendimento da saúde primária.

Na manhã desta quarta-feira, a vendedora Branize Aparecida da Silva, 48 anos, foi a primeira a coletar o sangue na unidade do Residencial União. Ela passou por consulta na terça-feira (2) e já teve a solicitação de exame agendada para o dia seguinte na própria unidade.

“Gostei da novidade, porque fazer a coleta na própria unidade é mais rápido. A UBS é perto de casa e não precisei ir até um posto do Valeclin, onde o atendimento é mais demorado”, disse.

O guincheiro Rafael de Jesus Rodrigues, 27 anos, também colheu o exame na unidade. Ele destacou a facilidade de ser atendido no próprio local da consulta médica. “Antes tinha que ir até a um posto de coleta no Jardim Satélite ou Jardim Morumbi. Agora dá para vir a pé porque é bem perto de casa”, afirmou.

A UBS do Residencial União tem 15.084 pacientes cadastrados e previsão de realizar 3 mil exames por mês. Na UBS do Jardim São José 2 são 9.140 usuários cadastrados e cerca de 5.600 exames por mês previstos. Já a UBS do Limoeiro tem 3.566 pacientes e previsão de fazer 500 exames por mês.

A Secretaria de Saúde está priorizando as unidades mais distantes de um posto de coleta do laboratório Valeclin, parceiro da Prefeitura. A coleta realizada dentro da própria unidade evita o deslocamento do paciente, que sai da consulta com a data e hora marcada para a realização do exame e tem o resultado em mãos no dia do retorno ao médico.

A Prefeitura pretende estender gradativamente o programa para todas as unidades básicas. A primeira a receber o UBS Resolve foi a unidade de Eugênio de Melo, em janeiro. Até o final de maio, as unidades do Interlagos (região sul) e da Vila Paiva (norte) também passarão a realizar a coleta de sangue dos pacientes no local.

O objetivo do UBS Resolve é tornar a unidade básica de saúde mais resolutiva nas áreas de clínica médica, ginecologia e pediatria. Além da implantação de um posto de coleta de exames laboratoriais, o programa já adotou a prática da agenda aberta para marcação de consultas. Com a medida, a população pode ir à unidade em qualquer dia do mês para escolher a melhor data e horário de ir ao médico.

Desde o início do ano, as rotinas das UBSs também incorporaram novos procedimentos e protocolos. Uma segunda etapa prevê a implantação da sala de atendimento de pequenas emergências e a profissionalização das recepções.