Escola conquista pais e alunos com acolhimento humanizado
03/05/2017
Alunos, pais e funcionários da escola do Pinheirinho dos Palmares
Diretora, professores, funcionários, estudantes e familiares unidos pela educação das crianças da comunidade num ambiente agradável Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Desde o início do ano letivo, a Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, vem desenvolvendo ações diferenciadas para integrar a comunidade, pais, alunos e funcionários da escola municipal de ensino fundamental Pinheirinho dos Palmares, na região sudeste da cidade.

A nova escola, entregue à população em fevereiro deste ano, abriga 1.050 crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, na maioria moradores do conjunto habitacional Pinheirinho dos Palmares, que se mudaram em dezembro do ano passado.

Diretora, professores, auxiliares, merendeiras e demais funcionários da escola se dedicam ao acolhimento humanizado, diariamente, para conquistar a confiança dos pais e alunos. O objetivo é estimular a participação dos pais na educação pedagógica dos filhos, proporcionando um ambiente agradável para todos.

Logo nos primeiros dias de aula, pais e alunos foram recebidos pela diretora Sandra Magán da Silva no portão da escola. “Aqui todos oferecemos mais que um ensino de qualidade, nós cuidamos de cada aluno com muito carinho e atenção”, afirmou a diretora.

As atividades promovidas na escola buscam desenvolver valores de cidadania, como o respeito ao próximo, o trabalho em equipe, a valorização dos bons comportamentos e a colaboração individual dentro e fora do ambiente escolar.

Para consolidar a parceria entre a comunidade e os docentes, foi eleita a equipe do Conselho de Escola, composto por alunos, pais e professores. O conselho vai realizar reuniões periódicas para sugerir e desenvolver ações didáticas e educativas aos alunos.

Para a professora Cecília Prado, que trabalha na rede municipal de ensino há nove anos, lecionar na Emef Pinheirinho dos Palmares está sendo recompensador. “Já trabalhei em várias escolas e em todas elas encontrei pessoas muito boas, mas aqui estou surpresa com o respeito e a confiança que os pais dos alunos têm por nós, professores. Eles acreditam em nosso trabalho e falam isso espontaneamente. Isso é muito gratificante”, afirmou.

As irmãs Lívia e Bárbara de Paula gostam muito do ambiente escolar. “Hoje a distância entre nossa casa e a escola ficou bem mais curta. Os professores são dedicados e valorizam muito os alunos interessados em aprender”, disse Lívia, aluna do 6º B.

Bairro vai ganhar creche

Até o final deste ano, deverá ficar pronta a creche do Pinheirinho dos Palmares, que vai atender cerca de 400 crianças de 0 a 5 anos, com turmas em períodos integral e parcial.

A creche, que está sendo construída na Avenida João Rodolfo Castelli, no Putim, está em fase de fundação e alvenaria. O prédio terá 2.860 metros quadrados de área construída em um terreno de 11 mil metros quadrados. Serão 10 berçários, com solários individuais, salas de apoio para higienização dos bebês e sanitários. Além disso, o espaço conta com outras 9 salas de aula para educação infantil, pátio, playground, cozinha, refeitório e estrutura administrativa.

O investimento é de cerca de R$ 7 milhões, recursos viabilizados por meio da parceria entre a Prefeitura de São José dos Campos e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Outras creches a ser entregues neste ano

Norte: Alto da Ponte - 800 vagas
Leste: Jardim Monterrey - 650 vagas