Profissionais são capacitados para agir em emergências
04/05/2017
Prefeitura capacita profissionais para agir em emergências
Todos os alunos inscritos no curso de eletricista instalador residencial estão passando pelo treinamento de primeiros socorros Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Ao longo desta semana, os 60 alunos inscritos no curso de eletricista instalador residencial oferecido gratuitamente pela Prefeitura de São José dos Campos passarão por um treinamento de primeiros socorros com o tema Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade.

Essa disciplina é ministrada por representantes do Departamento de Treinamentos, Bombeiros e Emergência da Secretaria de Educação e Cidadania e tem como objetivo capacitar os profissionais para atuar em emergências dentro de áreas de riscos.

Entre os alunos está Francisco Cláudio Delfim Nascimento, 40 anos, integrante do Programa de Incentivo à Qualificação (PIQ). Ele atua na área de elétrica e, pela primeira vez, está participando de um curso de primeiros socorros. “As orientações do bombeiro estão sendo muito importantes para nós. Tem aprendizado que levamos para o dia a dia, podendo ajudar alguém na sociedade ou dentro de nossa casa”, destacou.

Além de atender os integrantes do PIQ, o curso de eletricista instalador residencial também é oferecido à população de São José dos Campos. Um dos beneficiados é o operador de usinagem Paulo Sérgio dos Santos, 40 anos, que trabalha na área automotiva há mais de 20 anos. “Me interesso muito pela área de elétrica e já fiz vários cursos, mas este está me surpreendendo pela qualidade do ensino e do conhecimento do professor. A aula de primeiros socorros foi muito rica em informações, com atividades práticas que nos permitiam treinar os atendimentos”, disse.

“Nosso objetivo é informar e conscientizar o aluno para que ele tenha uma iniciativa preventiva no seu local de trabalho. Se ele entender a gravidade de um acidente envolvendo energia elétrica, ele poderá se preparar para evitar tais ocorrências e, principalmente, multiplicar o conhecimento entre seus colegas de trabalho”, disse João Carlos Gonçalves, bombeiro educador responsável pelo treinamento.

Os cursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura são realizados na Escola Municipal Flávio Berling Macedo, na região central da cidade. A agenda de cursos é divulgada no site da Prefeitura, de acordo com a abertura de novas turmas.