Ações de inclusão na escola beneficiam cerca de 700 alunos
04/05/2017
Lara na aula de pintura
Na aula de pintura, a aluna Lara Victória Machado de Souza, da Escola Municipal Elza Bevilacqua, desenvolve a coordenação motora Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Na busca pela inclusão escolar de crianças com deficiência, a Prefeitura de São José dos Campos promove ações que propiciam o acesso ao ensino com qualidade a todos os alunos. Atualmente, a rede municipal de ensino mantém cerca de 700 estudantes com deficiência ou transtorno global de desenvolvimento, e para atender a esta demanda oferece o atendimento educacional especializado (AEE).

Trata-se de um serviço que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que facilitam a participação dos alunos na rotina escolar. A exemplo disso, estão os recursos de tecnologia assistida, que ampliam a autonomia do aluno no ambiente em que está inserido. Nesse caso, são necessários desde um engrossador de lápis, uma carteira adaptada até softwares específicos para a escrita e a leitura.

O atendimento educacional especializado é realizado pelo professor da educação especial e tem possibilidades de intervir no cotidiano da escola. O atendimento é feito no contraturno escolar, na sala de recursos  equipada com mobiliário, materiais e equipamentos específicos para o atendimento dos alunos com deficiência e transtornos.

Hoje, 56 escolas da rede possuem o espaço físico da sala de recursos, consideradas como escolas-sede. As demais escolas são atendidas de maneira itinerante, com o deslocamento do aluno ou do professor de educação especial.

“O objetivo é ampliar o atendimento a esses alunos, com ajustes adequados ao currículo, de acordo com suas habilidades. No horário contrário das aulas, o professor do AEE se utiliza de ações que proporcionam o desenvolvimento dos estudantes”, destacou a coordenadora de educação especial, Maurem Abreu.

Quem conhece de perto esse atendimento é Jucimar Machado de Souza, mãe de Lara Victória Machado de Souza, aluna do 5º ano da Escola Municipal Elza Regina Ferreira Bevilacqua, no Jardim Estoril (zona sul). “Lara estuda nessa escola desde o primeiro ano do ensino fundamental e, logo no início, percebi uma de suas principais conquistas: o convívio social”, disse a mãe.

Jucimar observa também o acompanhamento dos professores. “A escola está sempre em contato comigo para acompanhar a rotina da Lara em casa e para me contar as evoluções que acontecem dentro de sala de aula. Percebo que as atividades são preparadas de acordo com a necessidade de cada criança, indicando a melhor forma de aprendizado para cada uma, sem desrespeitar seus limites”, destacou.