Participante do PIQ se qualifica e consegue emprego
04/05/2017
Alessandra Roberto Pereira
"Quando iniciei o técnico de enfermagem vi meu sonho se aproximar”, conta Alessandra Pereira, de 39 anos Foto: Divulgação

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A vida de Alessandra Roberto Pereira, 39 anos, casada e mãe de três filhos, começou a mudar quando ela ainda trabalhava como faxineira e encontrou, no Programa de Incentivo à Qualificação – PIQ oferecido pela Prefeitura de São José dos Campos, uma porta para a realização do seu sonho. Ao ingressar no programa, aproveitou a oportunidade para realizar o curso de Auxiliar Administrativa e, posteriormente, de Técnico de Enfermagem.

“Antes eu era faxineira, mas sempre tive o sonho de fazer o curso de Enfermagem. Pelo PIQ, consegui fazer o curso de Auxiliar Administrativo e quando iniciei o técnico de Enfermagem vi meu sonho se aproximar”, disse.

Próxima de concluir o curso de Técnico de Enfermagem, teve a oportunidade de participar neste ano de mais um programa oferecido pela Prefeitura, o Time do Emprego.

Foi nos encontros do Time do Emprego que Alessandra aprendeu a redigir um bom currículo, a se comportar adequadamente durante uma entrevista e a reconhecer e falar sobre suas habilidades. Todas as orientações adquiridas por Alessandra foram aplicadas na prática e hoje, um mês após concluir os encontros, já trabalha no serviço de Home Care (cuidados no lar).

“No decorrer dos encontros fui identificando minhas habilidades, ficando mais motivada e assim compreendendo o que de fato era importante conter no meu currículo. Então, conclui os encontros e segui todas as dicas que aprendi. Um mês depois já estou empregada. Até consegui uma bolsa para ingressar na faculdade e no curso dos meus sonhos, o de Enfermagem”, contou.

É para ajudar pessoas como a Alessandra que a Prefeitura realiza os encontros do Time do Emprego, um programa gratuito, coordenado pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão. O objetivo é oferecer orientação e qualificação aos participantes, seja como empregado formal ou como empreendedor.

O programa de qualificação forma turmas de até 25 participantes, que funcionam como equipes na troca de experiências e aprendizado. Durante 12 encontros – dois por semana, com duração de quatro horas – a facilitadora apresenta técnicas de direcionamento ao mercado de trabalho, aperfeiçoamento de habilidades, produção de currículos, dicas de comportamento em entrevistas, entre outros assuntos.

Na sua oitava turma, o programa já qualificou cerca de 200 participantes. Durante essa formação, alguns já saem empregados, pois começam a ter mais foco e interesse em buscar seu objetivo pessoal e profissional. Novas turmas serão abertas em julho.

Os encontros acontecem no período da tarde no Centro de Referência da Assistência Social (Rua Humaitá, 484, Centro).