Bares ganham ação diferenciada de conscientização no trânsito
04/05/2017
Blitz da Lei Seca
Objetivo da ação é chamar a atenção da sociedade para a combinação perigosa do álcool e direção de trânsito Foto: Arquivo/PMSJC

Secretaria de Mobilidade Urbana

Os custos e o impacto de um acidente de trânsito no sistema de saúde serão o foco da nova ação do programa Lei Seca, lançada nesta sexta-feira (5) em São José dos Campos.

A abordagem será realizada em bares e contará com a participação do Corpo de Bombeiros, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e médicos do Hospital Municipal para orientar os frequentadores de bares sobre as consequências da combinação perigosa de beber e dirigir.

A abordagem consiste na entrega de uma “conta diferenciada” aos clientes, que será feita por profissionais que fazem o atendimento pós-acidente. Nesta comanda estarão impressos os custos estimados das despesas pré-hospitalares, remoção e pós-hospitalares provocados por um acidente de trânsito.

Cerca de 80 vítimas de trânsito são atendidas mensalmente no Hospital Municipal. Cada uma delas permanece internada, em média, por seis dias.

O objetivo é chamar a atenção da sociedade para as consequências dos acidentes de trânsito, mostrando os impactos desses atendimentos no sistema público de saúde.

Além disso, os profissionais envolvidos na abordagem são os mesmos que atendem as ocorrências nas ruas, o que dará ainda mais credibilidade às ações.

O lançamento da nova ação integra o conjunto de atividades do movimento Maio Amarelo, que serão realizadas durante este mês com o objetivo de conscientizar motoristas, motociclistas e pedestres sobre a importância de atitudes seguras ao trânsito.

A programação inclui atividades em escolas, bares, empresas, shows, além das tradicionais blitze do programa Lei Seca. Mensagens educativas já foram colocadas nos painéis eletrônicos localizados do Anel Viário. Vários ônibus do transporte público estão circulando com adesivos do movimento.

Nas redes sociais, a capa do Facebook da Prefeitura mostra a foto do Paço Municipal iluminado na cor amarela com o laço símbolo do movimento Maio Seguro. Além disso, durante todo o mês, posts e vídeos divulgarão mensagens educativas e testemunhos de pessoas que escolheram fazer a diferença no trânsito.

Banners serão distribuídos nas diversas secretarias para informar a população e os servidores da adesão do município à campanha nacional de segurança no trânsito.

O Maio Amarelo é uma ação global que busca engajar órgãos públicos, privados e a sociedade civil em ações que chamem a atenção da população para os índices de mortalidade no trânsito e provocar mudanças de atitudes em prol da segurança de todos.