Centro de Zoonoses realiza 3ª feira de adoção neste sábado
04/05/2017
Animal sendo castrado antes da adoção
Antes da adoção os animais adultos são castrados por profissionais do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), na zona sul da cidade Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Saúde

O Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de São José dos Campos realiza neste sábado (6), das 8h30 às 13h30, mais uma feira de adoção de cães e gatos, em sua sede (Rua George Willians, 581, Parque Industrial). Esta será a terceira feira de adoção realizada este ano.

Estarão disponíveis para adoção 42 animais, sendo 26 cães adultos e 5 filhotes, 8 gatos adultos e 3 filhotes. Todos os animais são vacinados, vermifugados e castrados (adultos). Hoje, o CCZ conta com 109 animais em seu canil, muitos deles sob tratamento com veterinário.

O interessado em adotar algum animal precisa ser maior de idade e deverá comparecer ao CCZ portando RG e CPF.

Existem dois tipos de adoção. O primeiro para animais saudáveis e castrados, a maioria, onde é preenchido um Termo de Adoção, em que a pessoa toma ciência dos cuidados e da posse responsável em manter o animal devidamente vacinado, vermifugado, abrigado e alimentado adequadamente.

O outro tipo de adoção é para animais filhotes, que ainda não têm idade para serem castrados (menos de 6 meses) ou animais especiais (que portam doenças crônicas ou físicas), que exigem cuidados maiores para a manutenção da sua saúde. Neste caso, é feito um Termo de Adoção Direcionada, onde há compromissos com o CCZ para que sejam realizadas a castração e os cuidados preservados. 

Em ambas as situações, é permitido um período de experiência por 15 dias, para avaliação e adaptação do animal aos novos donos e moradia. Após isso, o animal é considerado de fato adotado e não há possibilidade mais de devolução.