Dia D da vacinação contra a gripe terá 11 postos volantes
04/05/2017
Paciente tomando vacina
No Dia D da campanha, todos os grupos de risco poderão ser vacinados contra a gripe Influenza (H1N1) Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Saúde

O Dia D da campanha de vacinação contra a gripe Influenza (H1N1) terá uma novidade neste ano em São José dos Campos. No sábado, 13 de maio, data estipulada pelo Ministério da Saúde como de mobilização em todo o país, haverá 11 postos volantes de vacinação em todas as regiões da cidade. 

A estratégia objetiva ir ao encontro ao público, em locais de grande concentração, para tentar vacinar o maior número possível de pessoas dos grupos de risco. Neste dia, não haverá atendimento nas unidades de saúde.

Os postos de vacinação estarão em shoppings (Center Vale, Vale Sul e Colinas), supermercados (Carrefour, Shibata do Jardim Oriente e Coop do Novo Horizonte), parques (Parque da Cidade e Vicentina Aranha) e pontos de grande movimentação de pessoas (Farmácia Comunitária da Vila Ema, Savema e COI – Centro de Operações Integradas). Nos shoppings o atendimento será das 10h às 18h e nos demais locais das 8h às 17h.

No Dia D da campanha, todos os grupos de risco poderão ser vacinados: idosos (pessoas com mais de 60 anos), crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas, indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e professores da rede pública e privada (com a apresentação do crachá ou alguma identificação funcional).

Em São José dos Campos, o público-alvo da campanha é de 192.231 pessoas, consideradas de risco para complicações para a gripe. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% desta população. De segunda a sexta, as vacinas ficam disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 17h. A campanha prossegue até o dia 26 de maio. Até o momento, cerca de 70 mil pessoas já foram vacinadas.

Além de imunizar contra a gripe A H1N1, a vacina, que é trivalente, protege a população contra outros dois tipos do vírus Influenza - A (H3N2) e B. 

A influenza é uma doença respiratória causada pelo vírus tipo A e a vacina tem poucas contraindicações. Pacientes em estado febril grave não devem tomar a vacina, assim como pessoas que apresentaram reações anafiláticas após ingestão de ovo, em doses de vacinas anteriores ou a qualquer componente da vacina. Ela pode ser aplicada simultaneamente com qualquer medicamento ou outro tipo de vacina e não provoca gripe ou eventos adversos graves.

O período de incubação da influenza varia em média de um a quatro dias, porém pode chegar a sete dias. O período de transmissão em adultos ocorre entre 24 horas antes do início dos sintomas e dura até três dias após o final da febre, o que em média é um período de sete dias no total. Nas crianças, o período de transmissão é mais longo, podendo durar de 10 a 14 dias.