Qualidade da coleta aumenta e reclamações caem quase 70%
05/05/2017
Coletores acompanham caminhão da coleta e recolhem resíduos
Com as mudanças já implementadas, a Prefeitura garantiu melhor atendimento e mais segurança no trabalho para os coletores Foto: Beto Freitas/PMSJC

Urbam

O número de reclamações e solicitações de informações da coleta de lixo orgânico, pela Central 156, caiu consideravelmente em São José dos Campos. A queda se deve ao fato de a Prefeitura de São José dos Campos ter feito nova licitação e melhorou a qualidade do serviço, com o reforço das equipes, com caminhões novos e a continuidade do atendimento em todas as regiões da cidade.

Em fevereiro, quando o serviço ainda era feito pela antiga empresa, foram registradas 250 reclamações/solicitações pela Central 156. Em março, quando a coleta passou a ser realizada pela empresa Sustentare, o número caiu para 91. Em abril, foram 78 registros – uma redução de 68,8% em relação a fevereiro. Atualmente, além de dúvidas, a maioria das reclamações refere-se aos resíduos caídos nas calçadas ou que eventualmente não foram coletados.

Com o novo contrato, houve renovação e melhoria da frota, com a disponibilização de 22 caminhões compactadores novos, 2 picapes e 1 poliguindaste para execução da coleta de lixo orgânico. A mão de obra também foi reforçada, com 40 coletores a mais nas operações. Outra exigência do contrato é o sistema de rastreamento e gestão da frota, com intuito de melhorar ainda mais o serviço, que já está sendo implantado pela nova empresa.

Com as mudanças já implementadas, a Prefeitura garantiu mais qualidade no atendimento e mais segurança no trabalho para os coletores, além de uma equipe adequada para o quantitativo licitado. A gestão do contrato é feita pela Secretaria de Manutenção da Cidade e a fiscalização é executada pela Urbam, que acompanha a rotina dos serviços e as reclamações da Central 156 e cobra providências e soluções por parte da empresa contratada.

Coleta Seletiva

A coleta seletiva passou a ser feita pela Urbam no dia 27 de março. A população deve continuar a disponibilizar os materiais recicláveis nos mesmos dias em que está acostumada. Porém, em vários locais o horário mudou para após as 15h. Os moradores podem ligar no telefone 3944-1000 no caso de dúvidas dos horários.