Futebol, basquete e natação abrem fase regional dos Joguinhos
05/05/2017
Jogador de basquete do São José conduz bola diante de dois adversários
Os meninos da bola ao cesto serão os anfitriões na partida de estreia, contra Pindamonhangaba, na Associação Esportiva São José Foto: Jouvani Reis/PMSJC

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A delegação de São José dos Campos começa, neste domingo (7), a caminhada rumo à final dos Jogos Abertos da Juventude. As equipes de futebol e basquete masculino e natação (nos dois naipes) começam a disputar a fase regional, de caráter eliminatório, em três cidades do Vale do Paraíba.

Os meninos da bola ao cesto serão os anfitriões na partida de estreia, contra Pindamonhangaba. O confronto será às 17h30, na Associação Esportiva São José (Travessa Cesar Leite, 20, Centro). Antes, às 16h, Ilhabela e Lorena medem forças, no mesmo local.

No campo, o elenco masculino enfrentará o time de Caraguatatuba. O duelo será no campo de futebol da CTI, em Taubaté (Avenida José Roberto Bueno de Mattos, Estiva). Quem vencer vai encarar Guaratinguetá, no dia 13.

Por fim, os nadadores joseenses se encontram com atletas de Caraguatatuba, Ilhabela, Jacareí, Lorena, Pindamonhangaba e Ubatuba no Parque Aquático do Centro Esportivo João do Pulo de Pindamonhangaba (Rua Engenheiro Orlando Drumond Murgel, 493, Parque São Domingos). As provas começam às 9h.

Adversários

A etapa regional dos Jogos Abertos da Juventude terá 17 cidades na disputa: São José dos Campos, Jacareí, Taubaté, Caçapava, Pindamonhangaba, Campos do Jordão, Ilhabela, Caraguatatuba, São Sebastião, Cruzeiro, Lorena, Ubatuba, Cunha, Piquete, Paraibuna, Tremembé e Aparecida.

A delegação joseense terá representação nas seguintes modalidades: atletismo (feminino e masculino), judô (feminino e masculino), natação (feminina e masculina), basquete (feminino e masculino), tênis (feminino e masculino), futebol (feminino e masculino), handebol (feminino e masculino), damas (misto), xadrez (feminino e masculino), futsal (feminino e masculino), ginástica artística (feminina e masculina), ginástica rítmica (exclusivamente feminina), vôlei de quadra (feminino e masculino) e vôlei de praia (feminino e masculino). Somente o tênis de mesa não conseguiu classificação na fase sub-regional.

Sobre os jogos

Os Jogos Abertos da Juventude são realizados de março a junho, sendo divididos em três fases: sub-regional, regional e final estadual. Podem participar crianças e jovens até 19 anos completos ou a completar em 2017 (exceção à ginástica artística e rítmica, com restrições próprias).

Na primeira fase, a competição é disputada entre atletas das cidades que compõem as inspetorias e a Diretoria Regional de Juventude, Esporte e Lazer do Governo do Estado. Os classificados garantem vaga na etapa regional, em que as delegações se enfrentam em cada uma das oito regiões esportivas, também sem cidade-sede. A final estadual será de 10 a 18 de junho, em Presidente Prudente.