Aluna da Sebastiana Cobra conquista 1º lugar em concurso de cartas
05/05/2017
Estudante Yasmin, da Sebastiana Cobra conquista 1º lugar em concurso de cartas
"Quando vi o resultado dei pulos de alegria e estou muito feliz por ter sido escolhida. Em 2018 tentarei ganhar o título nacional", contou Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

No dia da Língua Portuguesa, 5 de maio, a Prefeitura de São José dos Campos homenageia a aluna Yasmim Melo Cintra, 11 anos, da EMEF Profª Sebastiana Cobra, na zona oeste da cidade, primeira colocada da categoria estadual no 46º Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens, promovido pela União Postal Universal (UPU) e realizado no Brasil pelos Correios.

A realização do concurso se divide em três fases: escolar, estadual e nacional. A participação se dá por meio das escolas das redes pública e privada, que selecionam, entre as redações de seus alunos, até duas melhores cartas para representá-las. A melhor redação de cada estado segue para a fase nacional, onde é escolhida apenas uma carta que irá representar o Brasil na fase internacional.

O tema deste ano foi “Imagine que você é um(a) assessor(a) do novo Secretário Geral da ONU – Qual é o problema mundial que você o ajudaria a resolver em primeiro lugar e de que forma você o aconselharia para isso?”. O resultado final do concurso, das fases estadual e nacional, foi divulgado no dia 27 de abril. 

A aluna Yasmin adotou como resposta ao tema central ‘Como Combater a Fome Mundial’. “Fiz diversas pesquisas e descobri que aproximadamente 200 bilhões de quilos de comida são desperdiçados. A partir desse número comecei a criar soluções para tentar sanar esse problema que é tão grande e grave no mundo”, disse.

Yasmin venceu o concurso representando o interior do Estado de São Paulo, ela receberá um certificado e uma premiação no valor de mil reais. A escola onde ela estuda também será premiada com a quantia de dois mil reais. “Nunca imaginei que iria ganhar esse concurso, quando vi o resultado dei pulos de alegria e estou muito feliz por ter sido escolhida. Em 2018 tentarei ganhar o título nacional”, contou a aluna. 

Além do incentivo da família, a participação dos professores foi essencial para Yasmin. “Sempre gostei muito de ler, tive interesse pelas letras desde cedo e a paixão foi ficando cada vez mais forte. A minha maior inspiração foi a professora Fernanda, que orientou sobre o concurso e me ajudou muito no processo de escrita da minha carta”, disse.

A ideia da participação dos alunos no concurso surgiu dos docentes da EMEF Profª Sebastiana Cobra, que convidaram os alunos do sétimos anos e logo depois iniciaram o processo de preparação. A professora de língua portuguesa, Fernanda Scacchetti Godoi Peagno, há 13 anos na rede municipal de ensino, conta como foi a preparação para o concurso. 

“Quando soube do concurso de redação de cartas do correio, retomamos o gênero em sala de aula (estrutura, objetivo, interlocutores) e depois trabalhamos com a ideia de carta argumentativa. Em seguida, falamos sobre o que é a ONU e como essa instituição pode ajudar a resolver vários problemas ao redor do mundo”, explicou. 

A professora destacou que a conquista de Yasmin foi um grande incentivo aos demais alunos. “A vitória da aluna mostra aos colegas que todos possuem a chance de alcançar seus objetivos e serem vencedores. Agora, outros alunos estão esperando o próximo concurso para participar”, afirmou a professora. 

A mãe de Yasmin, Elyane Regina Melo da Silva, supervisora de vendas, conta que o interesse da filha pela leitura começou cedo. A aluna possui uma coleção com aproximadamente 70 livros e lê cerca de 300 páginas por semana. “Esse concurso foi um grande estímulo para Yasmin, agora ela está com a autoestima mais elevada e ainda mais animada com a leitura e a escrita. Toda a nossa família está muito orgulhosa”, contou a mãe.