Palestras do Procon vão orientar consumidores a evitar dívidas
05/05/2017
Detalhe do cartaz da palestra
Além do atendimento na sede, o Procon de São José dos Campos participa de diversas atividades em prol dos direitos do consumidor Foto: Divulgação

Secretaria de Apoio Jurídico

Aproveitando a Semana Nacional de Educação Financeira, o Procon de São José dos Campos, mantido pela Prefeitura, vai promover duas palestras gratuitas sobre o tema. Elas serão realizadas nos dias 11, às 10h, e no 12, às 14h, no Paço Municipal (Rua José de Alencar, 123, Centro), região centro.

A iniciativa visa ressaltar a educação para o consumo, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de manter o equilíbrio financeiro. Entre as recomendações que serão levadas ao público, estão as dicas para controlar as dívidas e evitar os principais meios que levam o cidadão a entrar “no vermelho”.

Cada encontro terá abordagens diferentes sobre a questão. Não há necessidade de inscrição prévia. Qualquer pessoa pode participar.

No primeiro dia, os palestrantes serão o especialista em Proteção e Defesa do Consumidor, Luiz Marcelo Prestes, e o coordenador do Núcleo do Superendividamento da Fundação Procon SP, Diógenes Donizete Silva. Na pauta, serão abordados os seguintes assuntos: orientação e educação financeira, formas de renegociar e manter o controle das dívidas, maneiras de organizar o orçamento familiar e orientação para evitar os principais equívocos que levam ao endividamento.

Economista e técnica da Fundação Procon SP, Neide Ayoub é a convidada da última palestra. Ela vai falar sobre educação financeira, tendo como pano de fundo as noções de psicologia econômica. A profissional também vai apresentar dicas para os interessados em se livrar dos débitos.

Além das orientações de especialistas sobre finanças e controle de dívidas, técnicas do Procon vão apresentar a visão e prática do órgão de defesa do consumidor referentes à solução dos litígios nas relações de consumo.

Neste ano, o Procon de São José dos Campos vem participando de diversas atividades com o objetivo de garantir os direitos dos consumidores. Durante as épocas comemorativas, como Carnaval e Páscoa, técnicos do órgão intensificaram as ações de fiscalização em estabelecimentos comerciais para pesquisar preços, verificar a qualidade dos produtos e fazer cumprir o Código de Defesa do Consumidor.

Outro foco é levar conhecimento à população por meio de palestras em empresas, escolas, entidades e órgãos públicos. Já foram desenvolvidas atividades em parceria com a Vigilância Sanitária da Prefeitura, no dia 18 de abril ,e com a CCZ ( centro de controle de zoonoses), no dia 25 de abril.

No âmbito de formação universitário, foi estabelecida uma parceria com a Univap (Universidade do Vale do Paraíba) para o mutirão jurídico. O evento foi realizado no dia 15 de março e se repetirá em 15 de setembro.

Mantido pela Prefeitura, o Procon funciona antigo Fórum (Rua Paulo Setúbal, 220, São Dimas), com entrada pela Avenida José Longo. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone 151 ou 3909-1440 e na página do órgão.