Ação da Lei Seca nos bares chama a atenção dos frequentadores
06/05/2017
Integrantes do Corpo de Bombeiros e Samu interagem com clientes num bar da Vila Ema
Num bar da Vila Ema, integrantes do Corpo de Bombeiros e Samu conscientizaram os clientes sobre os custos dos acidentes de trânsito Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Mobilidade Urbana

A nova ação do programa Lei Seca realizada na sexta-feira (5) surpreendeu os clientes de um bar na Vila Ema, região central. Corpo de Bombeiros e Samu levaram informações sobre custos e o impacto de um acidente de trânsito no sistema de saúde e conscientizaram os presentes sobre as consequências de beber e dirigir.

As equipes chegaram ao estabelecimento, uniformizadas e com as respectivas viaturas e sirenes ligadas, chamando a atenção de todos. Eles se aproximaram das mesas e entregaram a conta que traz a estimativa das despesas de um acidente de trânsito no município.

Para o empresário Sidnei Marques da Silva, de 47 anos, a ação surpreendeu e campanhas são sempre validas para lembrar dos riscos de beber e dirigir. “A lembrança é sempre boa. Campanha independe do mês, é sempre bom para conscientizar. Muito Legal, façam em mais bares.”

O gestor ambiental Rodrigo Alves Costa, 36 anos, disse que a campanha causou um impacto positivo. “Acho importante a conscientização. Essa conta é muito alta. Olhando esses valores, você não imagina que custa tanto um acidente. Ao primeiro momento foi assustador, mas foi muito legal e diferente.”

Cerca de 80 vítimas de trânsito são atendidas mensalmente no Hospital Municipal. Cada uma delas permanece internada, em média, por seis dias.

As abordagens continuam no sábado (6) em outros locais e seguem durante todo o mês de maio. Os bares que tiverem interesse em integrar o programa Lei Seca podem entrar em contato pelo telefone 3925-2069.

A nova ação integra o conjunto de atividades do movimento Maio Amarelo, que serão realizadas durante este mês com o objetivo de conscientizar motoristas, motociclistas e pedestres sobre a importância de atitudes seguras ao trânsito.

A programação inclui atividades em escolas, bares, empresas, shows, além das tradicionais blitze do programa Lei Seca. Mensagens educativas já foram colocadas nos painéis eletrônicos localizados do Anel Viário. Vários ônibus do transporte público estão circulando com adesivos do movimento.

Nas redes sociais, a capa do Facebook da Prefeitura mostra a foto do Paço Municipal iluminado na cor amarela com o laço que é símbolo do movimento Maio Amarelo. Além disso, durante todo o mês, posts e vídeos divulgarão mensagens educativas e testemunhos de pessoas que escolheram fazer a diferença no trânsito.

Banners serão distribuídos nas diversas secretarias para informar a população e os servidores da adesão do município à campanha nacional de segurança no trânsito.

O Maio Amarelo é uma ação global que busca engajar órgãos públicos, privados e a sociedade civil em ações que chamem a atenção da população para os índices de mortalidade no trânsito e provocar mudanças de atitudes em prol da segurança de todos.