Viva Melhor atrai cerca de 300 pessoas no Centro da Juventude
08/05/2017
População durante atividade física
Programa Viva Melhor contou com diversas atividades, incluindo dança e música, no Centro da Juventude, na zona sul do município Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A segunda edição do Programa Viva Melhor, realizado pela Prefeitura de São José dos Campos, reuniu cerca de 300 pessoas neste domingo (7) no Centro da Juventude do Jardim América, na região sul, promovendo recreação, lazer e bem-estar. Coordenado pela Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, o evento foi  idealizado para oferecer lazer, recreação e bem estar à população de todas as regiões da cidade. 

Quem passou pelo local pode fazer aulas de pilates e ritmos e ainda relaxar com sessões de massagem anti-estresse gratuitas. Já as crianças se divertiram com pintura de rosto, brinquedos gigantes e adaptados para as pessoas com deficiências. 

Todas as atividades tiveram a supervisão de monitores da Rua de Lazer.

A munícipe Elizandra Villas Boas, moradora do bairro 31 de Março (zona sul), destacou as opções de diversão para ela, a mãe e os dois filhos de 7 e 10 anos.

“Fiz aulas de pilates e ritmos, mas minha mãe também fez a massagem além do pilates. Foi super bacana, porque fomos fazer uma caminhada rápida e acabamos ficando até meio dia. Achei que foi legal, porque para quem tem filhos é complicado deixá-los (em casa) pra fazer atividade física. Então as crianças puderam se divertir ao mesmo tempo”, disse.

Na quadra poliesportiva do Cejuv aconteceu também uma grande roda de capoeira aberta ao público, com apresentação e música típica da arte. “Minha filha aproveitou os brinquedos, acabou dançando um pouquinho e meu filho ficou vendo a roda de capoeira. Para eles foi ótimo, porque quanto mais brincadeiras melhor”, contou Elizandra.

A integração familiar, com opções variadas de recreação e lazer também foi destacada por quem fez o programa acontecer.

“Foi um evento ótimo e teve uma aceitação muito boa por parte do público. Houve um momento em que a dança lotou. O público está procurando coisas assim, com atividades familiares, desde as brincadeiras para as crianças até a massagem para os adultos”, comentou William Rocha da Silva, professor de dança, ginástica e pilates do Poliesportivo João do Pulo.

No complexo do Centro da Juventude, além da Rua de Lazer, foram montados brinquedos adaptados para as pessoas com deficiência. Entre as atividades monitoras estavam o labirinto, tênis adaptado e "cai não cai" gigante. Todos os equipamentos foram desenvolvidos por profissionais de educação física do programa De Bem com a Vida.

Bem-estar

O primeiro evento do programa aconteceu dia 8 de abril, no Parque Ribeirão Vermelho, no Urbanova, região oeste da cidade.

O programa foi idealizado para oferecer lazer, recreação e bem-estar para toda a família, envolvendo crianças e adultos e promovendo a integração da pessoa com deficiência.

“A população está conhecendo o programa e a participação vem aumentando. O que chamou a atenção foi a procura das crianças pelos brinquedos adaptados, pois são bem diferentes do que eles estão acostumados”, avaliou a chefe da Divisão de Recreação e Lazer, Rosana Domiciano.

Ao longo do ano, as ações recreativas e esportivas poderão ser realizadas em qualquer uma das unidades esportivas, centros comunitários, ginásios de esporte, praças e parques do município.