Avaliação de densidade larvária começa em todas as regiões
08/05/2017
Agente de combate a endemias faz vistorias em residência
O trabalho dos agentes, que vai até o dia 22, é checar os níveis de infestação de larvas do Aedes aegypti em todas as regiões da cidade Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Saúde

Começou nesta segunda-feira (8) a segunda avaliação de densidade larvária do ano, elaborada pela Prefeitura de São José dos Campos. O objetivo do trabalho é checar os níveis de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti em diferentes regiões da cidade. 

O levantamento, que é feito pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), também possibilita saber onde há maior predominância e o tipo de criadouro (recipiente que possa acumular água) mais comum em cada região. 

O trabalho prossegue até o dia 22 de maio, com visitas a 12.169 imóveis sorteados, distribuídos entre 9 bairros da região oeste; 33 da região sul; 19 da região centro; 18 da região norte; 37 da região leste e 12 da região sudeste. 

Trabalharão nesta atividade sete equipes, com aproximadamente 70 agentes de combate a endemias.

Com base nos dados obtidos nessa avaliação, serão definidas as melhores formas de combate às doenças no próximo período. Por exemplo, pode-se redirecionar e intensificar algumas medidas ou alterar as estratégias de controle do mosquito adotadas pelo município.

Balanço positivo

O encerramento do primeiro quadrimestre registrou um total de 249 pacientes acometidos pela dengue na cidade neste ano, ante 1.308 no mesmo período do ano passado – o que representa uma redução de 1.059 casos (80,96%). Segundo avaliação da Secretaria de Saúde, a baixa circulação do vírus da dengue se deve ao momento sazonal da doença em todo o Brasil e também às ações preventivas, intensificadas desde o início do ano em todas as regiões da cidade.