Primeira Caravana de Seletivas vai ser no Jardim Morumbi
08/05/2017
Programação da Caravana de Seletivas
Programação completa dos eventos, que serão realizados em sete unidades esportivas da cidade e vão abranger 19 modalidades Foto: Divulgação

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, realiza no próximo sábado (13) a primeira Caravana de Seletivas do programa Atleta Cidadão, no Poliesportivo do Jardim Morumbi, na zona sul da cidade.

Houve o acréscimo de outras duas unidades esportivas na lista de sedes - Poliesportivo João do Pulo (região sul) e Poliesportivo Jardim Cerejeiras (região leste) – que agora passará a um total de sete Caravanas até o dia 1º de julho. A primeira edição estava programada para o último dia 6, no bairro Altos de Santana (zona norte), mas foi transferida, em razão de previsão de chuva, para o dia 10 de junho.

Durante o evento no Jardim Morumbi, serão realizadas avaliações de crianças e jovens na faixa de 7 a 17 anos completos, interessados em conhecer ou entrar para as equipes de base de uma das 19 modalidades oferecidas nesta edição. Dos esportes listados, 11 terão avaliações diretas para buscar novos talentos, 7 farão oficinas e exibições e apenas 1 (ciclismo) participará somente com uma exposição.

Os participantes serão livres para se inscrever em quantas modalidades quiserem. Entre as opções estão natação, natação paradesportiva (pessoa com deficiência), judô, karatê, taekwondo, ginástica artística, boxe, futebol, atletismo, rugby, ciclismo, handebol, futsal, hóquei, ginástica rítmica, vôlei e basquete. Técnicos e atletas mais experientes de cada equipe guiarão as atividades.

Com exceção das ginásticas artística e rítmica, direcionadas exclusivamente ao público feminino, todos os outros esportes são abertos para meninos e meninas. A idade permitida para a peneira varia de acordo com cada modalidade. As seletivas acontecerão entre 8h e 12h. Após a pausa para o almoço, as atividades retornam às 13h30 e seguem até 17h.

Inscrição

Para participar, os candidatos devem levar documento de identidade original, estar acompanhados de um responsável e trajar roupa apropriada para a prática de cada modalidade. É recomendado chegar ao local com, pelo menos, 15 minutos de antecedência.

Além das atividades específicas de cada tipo de esporte, os inscritos vão passar por uma avaliação do Cmaf (Centro de Medidas e Avaliação Física). No dia do evento, cada local terá apoio ainda de uma ambulância e da Guarda Civil Municipal.

Os candidatos que se destacarem serão pré-selecionados e vão passar por um período de treinamentos com as equipes principais. Se evoluírem em relação ao rendimento, serão efetivados.

Caso não seja escolhido, o candidato pode comparecer às próximas edições da Caravana. Horários, espaços, faixas etárias e outros pré-requisitos para participar das avaliações no Jardim Morumbi estão disponíveis no site.

Para quem quiser contribuir, o Fundo Social de Solidariedade estará no local, recolhendo doações de um pacote de macarrão ou uma embalagem de molho de tomate. Toda a arrecadação será destinada a famílias carentes.

Apoio ao talento

A Caravana de Seletivas é um projeto da Prefeitura que tem por objetivo dar ainda mais visibilidade ao trabalho realizado pelo programa Atleta Cidadão, às modalidades oferecidas e fazer com que a criança e o jovem descubram o talento para o esporte. Serão sete finais de semana de avaliações gratuitas. A caravana deverá seguir até 1º de julho.

O programa Atleta Cidadão, mantido pela Prefeitura, foi criado em 1999 e é responsável pela formação de atletas das categorias de base de São José dos Campos. São atendidos alunos de 7 a 17 anos, com seletivas abertas ou em turmas de treinamento das atividades esportivas. Eles recebem apoio estrutural e desportivo para representar São José dos Campos em competições estaduais e nacionais.

Caravana de Seletivas

Região sul: Centro Esportivo do Jardim Morumbi (Avenida Eliane Maria Barbiere Soares, 180) – 13 de maio
Região leste: Poliesportivo Vila Tesouro (Rua Bento Pinto da Cunha, 170) – 20 de maio
Região leste: Poliesportivo Eugênio de Melo (Rua Ambrosio Molina, 370) – 27 de maio