Escoteiros participam de ato pela segurança no trânsito
08/05/2017
Agentes de trânsito participam de treinamento
A ação integra o conjunto de atividades do movimento Maio Amarelo, entre elas os treinamentos de atualização para os agentes de trânsito Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Mobilidade Urbana

O grupo de escoteiros Ar Aymorés participa, na próxima quinta-feira (11),  do ato pela Década da Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020. A celebração será realizada às 15h, na  rotatória da Rua Delfino Mascarenhas, em frente à Secretaria de Mobilidade Urbana, onde foi plantado o ipê-amarelo, símbolo do compromisso de São José dos Campos com a segurança viária e a redução de mortes por acidentes de trânsito.

Na ocasião, os escoteiros entregarão uma agenda de intenções, assumindo o compromisso de cuidar do monumento, assim como colaborar com a preservação de vidas no trânsito.

A ação integra o conjunto de atividades do movimento Maio Amarelo, que serão realizadas durante este mês com o objetivo de conscientizar motoristas, motociclistas e pedestres sobre a importância de atitudes seguras ao trânsito.

As ações do movimento Maio Amarelo tiveram início na Festa do Trabalhador, em 1º de maio, realizada no Parque Novo Horizonte (zona leste), com a distribuição de material educativo, e seguiram por toda a semana.

Já foram realizados cursos para atualização dos agentes de trânsito, palestras em empresas, blitz da Lei Seca com a Polícia Militar, ações em bares com foco da conscientização sobre os perigos de beber e dirigir.

Além disso, nas redes sociais, a capa do Facebook da Prefeitura mostra a foto do Paço Municipal iluminado na cor amarela com o laço que é símbolo do movimento Maio Amarelo. Posts e vídeos estão sendo divulgados com mensagens educativas e testemunhos de pessoas que escolheram fazer a diferença no trânsito. Mensagens educativas já foram colocadas nos painéis eletrônicos localizados do Anel Viário. Vários ônibus do transporte público estão circulando com adesivos do movimento.

O Maio Amarelo é uma ação global que busca engajar órgãos públicos, privados e a sociedade civil em ações que chamem a atenção da população para os índices de mortalidade no trânsito e provocar mudanças de atitudes em prol da segurança de todos.

Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020

Proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2011, aos mais de 170 países-membros, a campanha visa reduzir pela metade o número de mortes em decorrência de acidentes de trânsito.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que 1,3 milhão de pessoas morrem todos os anos e outras 50 milhões ficam feridas. Se nada for feito, em 2020, esse número pode chegar a 2 milhões de vítimas fatais.

No Brasil, a Década de Ação pela Segurança Viária é realizada por meio do projeto Vida no Trânsito, desenvolvido em parceria com a OMS, Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Bloomberg Philanthropies e a organização Internacional GRSP (Global Road Safety Partnership).