Parque Vicentina Aranha terá atividades para idosos nesta quinta
10/05/2017
Atividades físicas no parque
No sábado de manhã (13), o parque Vicentina Aranha oferece atividades saudáveis do Projeto Vicentina Qualidade de Vida Foto: Divulgação

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A programação cultural de maio do Parque Vicentina Aranha mergulha no rico universo da cultura geek e do mundo tecnológico. Nesta quinta-feira (11), o projeto Vicentina Qualidade de Vida terá duas atividades dedicadas aos idosos. Às 9h30, Louriane Maurutto, fisioterapeuta especializada em osteopatia e pilates clínico, conduzirá uma palestra sobre as alterações posturais causadas nessa faixa etária. Um corpo bem equilibrado significa uma máquina funcionando perfeitamente, com a menor quantidade de esforço muscular, melhor saúde e força na vida diária. Com a idade, o corpo modifica e a postura se adapta às novas condições físicas, podendo ocasionar dores e desgastes osteomusculares, até mesmo deformidades, como joanetes e bico de papagaio. Nesse encontro, serão abordadas as atividades físicas que desenvolvem consciência corporal e os tratamentos que podem auxiliar nas alterações posturais.

Às 11h, o parque realizará o primeiro de dois encontros (o segundo será no dia 25), em que jovens serão tutores dos idosos no mundo da tecnologia, em uma oportunidade de troca de conhecimento. Os mais experientes na vida vão também aprender coisas novas, como tirar uma boa self e postar nas redes sociais, saber quem curtiu e como seguir o que realmente me interessa. Há uma reciprocidade nos papeis: os jovens poderão ensinar aos mais velhos a acompanhar o ritmo das novas tecnologias, mas também vão aprender com diferentes experiências de vida. Em parceria com os alunos do Colégio Alpha Lúmen, serão exploradas as descobertas feitas em conjunto, em que a interação entre gerações poderá ser capaz de marcar a memória de todos os participantes. 

No sábado de manhã (13), o parque oferece atividades saudáveis do Projeto Vicentina Qualidade de Vida. Às 8h30 acontece uma prática de artes corporais da medicina tradicional chinesa, seguida de uma aula aberta de ioga, às 9h30, com exercícios para o benefício do corpo e da mente. Para participar de ambas atividades, basta comparecer e trazer canga, toalha ou tapete de ioga. A partir das 16h, a programação será inteiramente dedicada ao especial Vicentina Geek. Em 1990, o Jargon File, um dicionário criado pela primeira geração de pioneiros da internet, definiu geek como uma pessoa que escolheu a concentração no lugar da conformidade, alguém que busca objetivos e imaginação e não a adequação social padronizada. 

Parceiros e grupos ligados ao universo geek prometem uma tarde efervescente do parque

Como um aquecimento para o 2º Encontro de Cosplayers do Vale do Paraíba (CosVale), o Parque convida cosplayers de toda região para exibirem seus personagens e trocarem conhecimentos. Os admiradores e fotógrafos terão uma ótima oportunidade de tirarem fotos com seus personagens favoritos. 

Os Stormtroopers da saga Star Wars invadem o Vicentina Aranha novamente para mais uma Ação Solidária com 501st Vader’s Firts. Desta vez a arrecadação será de ração para cães em prol da ONG ABB – Associação Bicho Brasil. Colabore com a campanha e ainda tire fotos com Darth Vader e os Stormtroopers. 

Para completar a tarde, a loja Kinoene Arts, Cards e Playful promoverá batalhas de Magic Cards, rodadas de RPG e Jogos de Tabuleiro ao ar livre, para iniciantes e jogadores experientes.

Após o encontro, ainda no sábado (13), às 17h30, o projeto Antes do Pôr do Sol convida o público para um bate-papo descontraído sobre o universo dos quadrinhos e HQs com o especialista em histórias em quadrinhos e roteirista Fabricio Grellet, fundador do Magic Eye Studios que já participou da Convenção Internacional de Quadrinhos e HQ Comic-Com nos Estados Unidos. Além de dar aulas sobre quadrinhos, distribuir revistas de quadrinhos e HQs em São José dos Campos, ser colunista de um jornal há mais de 20 anos, Fabricio é um dos poucos quadrinistas brasileiros a lançar um personagem no mercado norte-americano, o Soulless Warrior (Guerreiro sem Alma) pela editora independente Angel. Roteirizou a maxisérie em 12 edições que serviu para romancear a vida e o legado do último líder dos cavaleiros templários Jacques Demolay. Nesse encontro com os amantes do HQ Fabricio, que também é criador dos personagens como Gang Member (Membro de Gangue) e Dragon Claws (Garras do Dragão), irá conversar sobre o universo HQ e o processo de criação. 

Finalizando a tarde Vicentina Geek, o Cinema ao Ar Livre exibe a aventura Doutor Estranho, um personagem clássico dos quadrinhos da Marvel Comics que ganhou as telas de cinema em 2016 com um longametragem produzido pela Marvel Studios e distribuido pela Walt Disney Studios Motion Pictures. A produção, que foi a nona maior bilheteria de 2016, recebeu diversas indicações e premiações pelos impressionantes recursos visuais, atuações e trilha sonora, entre elas uma indicação ao Oscar 2017 na categoria Melhores Efeitos Visuais. Food trucks e food bikes estarão presentes no Parque das 16h às 21h30. 

No domingo (14), os frequentadores são convidados há chegar um pouco mais cedo para aproveitar a tranquilidade do Parque, fundamental para a atividade Observatório de Pássaros. Às 8h, um grupo de até 10 pessoas por ordem de chegada, poderá participar de uma caminhada guiada pelo médico veterinário Vagner Luis Camilotti, para observar as diversas espécies de aves que habitam o Parque Vicentina Aranha.  O projeto objetiva conectar as pessoas com a biodiversidade do meio urbano através da observação de aves, desenvolvendo nessas o espírito de conservação da natureza. 

A partir das 10h, ocorre o segundo de quatro encontros da Vivência Dança Materna a partir das 10h. A atividade é uma proposta para gestantes, pais e mães com bebês de colo, com finalidades terapêuticas integradas e artísticas. Nas oficinas, são realizadas atividades de movimento do corpo, com foco na consciência corporal e empoderamento, através de exercícios criativos, rítmicos, musicais e coreográficos, utilizando a cultura regional, cirandas e cantigas populares de roda. Quem ministra a atividade é a arte educadora Denise Almeida. 

Celebrando o Dia das Mães (14) às 10h30, o projeto Música no Parque apresenta as trilhas sonoras dos filmes e desenhos infantis permeiam o imaginário de adultos e crianças. Muitos desses temas tornaram-se clássicos, atravessando o tempo através de gerações e emocionado expectadores de todas as idades.  No Dia das Mães, o Parque Vicentina Aranha convida pais e filhos à apreciarem este concerto com Quinteto de Sopros à Brasileira.

Sobre o Parque Vicentina Aranha

Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico). Desde 2006, funciona como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, tendo desde 2011 a AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura – como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro. 

O Parque Vicentina Aranha fica à Rua Prudente Meirelles de Morais, 302, Vila Ady Anna, na região central de São José dos Campos.