Sala do Empreendedor agiliza a abertura de empresas na cidade
09/05/2017
Atendimento na Sala do Empreendedor
Em 17 dias úteis, de 3 a 28 de abril, foram analisados 91% dos processos protocolados desde o ano passado até janeiro de 2017 Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, conseguiu agilizar os processos de abertura de empresas. Em 17 dias úteis (período de 3 a 28 de abril) foram analisados 91% dos processos protocolados desde o ano passado até janeiro deste ano. Ou seja, o número de processos pendentes caiu de 894 para 80.

A maior agilidade aos processos e a resposta mais rápida aos empresários se deve, principalmente, à reestruturação da Sala do Empreendedor, que teve um incremento no número de funcionários, passando de 9 para 17 atendentes.

A Sala do Empreendedor recebe, em média, 80 pedidos de abertura de empresa diariamente, entre inscrição municipal, alvará de funcionamento, verificação de processos administrativos e integração com órgãos estaduais e federais envolvidos no processo de registro, atendendo pequenos, médios e grandes empreendedores interessados em instalar suas atividades na cidade.

Somente no primeiro trimestre deste ano, um total de 1.226 empresas foram abertas, ou seja, 99 a mais do que o registrado no mesmo período de 2016. Fabiano Reikdal Lima é um dos proprietários dessas novas empresas, a Céu de Brigadeiro – Doces e Confeitaria que abre sua segunda loja no Jardim Aquárius, região oeste de São José dos Campos.

“Apesar de todo mundo só falar em crise e recessão, estou apostando no crescimento do meu negócio. A loja que tenho hoje já não atende às necessidades da minha clientela e, por isso, preciso ampliar o espaço e contratar mais funcionários para aumentar a produção”, afirmou. O empresário conta que o alvará de licença, junto à Prefeitura, saiu mais rápido do que esperava e isso facilitou a abertura da nova empresa.

Quem também sentiu a melhoria no atendimento foi o analista contábil Carlos Rafael de Souza. Neste ano, ele disse ter já conseguido a licença municipal para o funcionamento de dez empresas em São José. “No ano passado, o processo de abertura de empresa já chegou a demorar 15 dias. Hoje, no que depende da Prefeitura, está levando cerca de 4 dias”, afirmou.

O estreitamento no relacionamento entre a Prefeitura e a Assecon (Associação dos Contabilistas) também colaborou para essa agilidade aos processos, considerando que os contadores mais informados sobre os trâmites conseguem atendem melhor os seus clientes na abertura de novos negócios.

Criada em 1997, a Sala do Empreendedor tem por objetivo trazer mais agilidade e desburocratizar o processo de implantação de empresas.

A Sala conta com consultoria do Sebrae para orientar os empresários sobre gestão de negócios e uma parceria com a Assecon (Associação das Empresas Contábeis) que oferece um plantão permanente de contadores para atender os interessados em se tornarem um microempreendedor individual (MEI).

Os analistas do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), do atendimento da Sala do Empreendedor, respondem às dúvidas dos contadores, empresários e contribuintes às quartas-feiras das 9h às 11h45 e das 13h30 às 16h45, além de oferecer suporte para treinamento e capacitação em gestão de negócios e educação financeira.