Parque Sergio Weiss vira opção de esporte e lazer na região leste
09/05/2017
Os moradores estão utilizando o espaço para prática de atividade física, que tem pista de caminhada e academia ao ar livre
Os moradores estão utilizando o espaço para prática de atividade física, que tem pista de caminhada e academia ao ar livre Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Aberto à população desde janeiro, o Parque Sergio Weiss, localizado na Vila Industrial (região leste), se tornou uma opção para quem pratica caminhada, corrida ou faz uso das academias ao ar livre.

O local, de aproximadamente 7 mil metros quadrados, funciona diariamente das 6h às 20h e tem uma pista de caminhada com cerca de 300 metros de extensão. Ela vem sendo usada por moradores da Vila Industrial, Jardim Ismênia, Vila Tesouro e de bairros próximos.

Maria Aparecida das Graças, de 63 anos, que reside na Vila Industrial, elogiou a iniciativa da Prefeitura de abrir a área verde ao público. “Aproveito muito o parque porque foi muito bom para a população daqui da região, que não tinha um bom local para caminhar. É seguro, as luzes acendem sempre cedo e a paisagem é bonita. Só veio acrescentar ao nosso bairro.”

Para João Carlos dos Santos, de 46 anos, o espaço que fica na área do Teatrão também é uma alternativa a outras unidades esportivas. Ele frequenta o Parque Sergio Weiss há dois meses. “Venho de vez em quando fazer uma caminhada porque geralmente vou ao Poliesportivo da Vila Tesouro. Então, eu revezo entre aqui e lá”, conta o morador do Jardim Ismênia.

“Gosto de fazer caminhada em qualquer lugar, e aqui é mais uma opção para a gente", observa Silvia Nunes, de 55 anos, moradora da Vila Industrial.

Além da pista, o parque abriga uma unidade da academia ao ar livre completa, com equipamentos de ginástica: surf, remo, alongador, rotação vertical e dupla diagonal, pressão de pernas, multiexercitador, esqui e simulador de caminhada e cavalgada. “Vejo as pessoas fazendo exercícios, tanto jovens quanto adultos e pessoas de idade”, destaca Maria Aparecida.

Na opinião do aposentado Obed Silveira, de 63 anos, que se mudou há três meses do Jardim Cerejeiras para a Vila Industrial, o material usado na pista favorece a prática desportiva. “Minha esposa e eu corremos e fazemos caminhada. Para caminhar, a pista é boa, com as pedrinhas, dá menos impacto do que na rua. Os aparelhos da academia também estão muito bons.”

Além da estrutura para exercícios físicos leves, o Parque Sergio Weiss tem projeto paisagístico, que conta com pergolados e espaços para relaxamento e contemplação. O acesso ao local, que é gratuito, é pala Rua Ricardo Edwards, onde ficava a portaria do São José Esporte Clube (em frente à Urbam).