Prefeitura mobiliza instituições em prol da segurança no trânsito
09/05/2017
Prédio da Câmara Municipal iluminado de amarelo visto do alto
Visto do alto, o prédio da Câmara Municipal iluminado de amarelo reforça o apoio do poder legislativo à redução de acidentes Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos está investindo em parcerias para ampliar a abrangência do movimento Maio Amarelo na cidade. Prédios públicos e fachadas de empresas comerciais ganharam iluminação amarela, simbolizando o compromisso desses órgãos com a redução de acidentes de trânsito.

A Associação Comercial e Industrial (ACI) iluminou de amarelo a fachada da sede e assumiu o compromisso de realizar palestras educativas para orientar os funcionários e associados sobre a escolha de atitudes seguras no trânsito.

No caso da Ordem dos Advogados do Brasil, o laço amarelo da campanha foi fixado na fachada do prédio da entidade. Além disso, os associados serão parceiros na realização e divulgação da campanha para a doação de sangue em prol do Hemocentro de São José dos Campos.

Ganharam iluminação especial neste mês os prédios da Câmara, do Hospital Municipal, Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). Também foram iluminados de amarelo o Largo São Benedito e o Viaduto Raquel Marcondes (região central) e o trevo do bairro Vista Verde (leste).

Empresas e instituições que tiverem interesse em aderir ao movimento podem entrar em contato pelo telefone 3925-2069. Todas as ações integram o conjunto de atividades do movimento Maio Amarelo, que serão realizadas durante este mês, com o objetivo de conscientizar motoristas, motociclistas e pedestres sobre a importância de atitudes seguras ao trânsito.

As ações do movimento Maio Amarelo tiveram início na Festa do Trabalhador, em 1º de maio, realizada no Novo Horizonte (zona leste), com atividade e distribuição de material educativo. Já foram realizados cursos para atualização dos agentes de trânsito, palestras em empresas, blitz da Lei Seca com a Polícia Militar, ações em bares com foco da conscientização sobre os perigos de beber e dirigir.

Além disso, nas redes sociais, a capa do Facebook da Prefeitura mostra a foto do Paço Municipal iluminado na cor amarela com o laço que é símbolo do movimento Maio Amarelo. Posts e vídeos estão sendo divulgados com mensagens educativas e testemunhos de pessoas que escolheram fazer a diferença no trânsito.

Mensagens educativas já foram colocadas nos painéis eletrônicos localizados do Anel Viário. Vários ônibus do transporte público estão circulando com adesivos do movimento.

O Maio Amarelo é uma ação global que busca engajar órgãos públicos, privados e a sociedade civil em ações que chamem a atenção da população para os índices de mortalidade no trânsito e provocar mudanças de atitudes em prol da segurança de todos.