Escolas criam hortas para ensinar ciências aos alunos
09/05/2017
Alunos cuidam de horta na escola
Na horta da Escola Municipal Sônia Maria Pereira da Silva, os cuidados são diários e despertam o interesse dos alunos pela natureza Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Aulas de ciências que vão além dos livros. Essa é a proposta de professores da Prefeitura de São José dos Campos, que criaram hortas dentro das escolas para incrementar o aprendizado dos alunos.

As hortas estão disponíveis em diversas escolas de educação infantil e de ensino fundamental e têm por objetivo estimular o gosto pela ciência por meio de aulas práticas e contato direto com a natureza.

No Centro Comunitário de Convivência Infantil (Cecoi) Célio Lemos, localizado no Jardim Jussara (região centro), os alunos realizam atividades na horta a partir dos 3 anos de idade, cuidando do plantio das sementes, da manutenção ao longo do crescimento e colheita das verduras e legumes plantados no local.

“Os frutos vão além daqueles que colhemos da terra. As maiores conquistas estão nos olhos e na alegria das crianças. Temos casos de crianças que passaram a gostar de legumes depois do contato com a horta e os pais nos contam isso muito agradecidos”, disse o voluntário responsável pelas atividades de sustentabilidade no Cecoi, Carlos Villarraga.

Segundo o presidente da Obra Social Célio Lemos, que administra o Cecoi, Paulo Roberto Fernandes, o Projeto Semear existe há quatro anos e está em constante expansão. “Nosso objetivo é multiplicar o conhecimento sobre a natureza. Recebemos alunos e professores de outras escolas e o objetivo é incentivar outras instituições a desenvolverem o projeto com seus alunos”, destacou.

Em um ano, o Cecoi Célio Lemos deixou de encaminhar ao aterro sanitário de São José dos Campos cerca de seis toneladas de resíduos orgânicos, aproveitando esse material no solo da horta.

Na Emef Sonia Maria Pereira da Silva, no Novo Horizonte (região leste), os estudantes passam a ter contato com a horta nas aulas de ciências a partir dos 11 anos. “Tudo o que fazemos na horta tem foco pedagógico, mas também é essencial ajudar no desenvolvimento dos alunos, estimular o cuidado com o meio ambiente, com a alimentação saudável e a saúde, além de promover o trabalho em equipe. Os aprendizados adquiridos aqui são levados para a o dia a dia alunos, além da sala de aula”, disse o professor Adriano Castro, responsável pelo projeto na unidade.

O incentivo do professor está rendendo bons frutos com os alunos do 9º ano da escola. Com as aulas, a estudante Kauany Aparecida Pereira de Almeida começou a ajudar a avó no cuidado com a horta em casa.

“Minha avó sempre foi muito ligada à natureza e essa aula despertou em mim o gosto pelo meio ambiente. Hoje posso ajudá-la a cuidar das plantações e sempre que descubro uma novidade na escola aplico também na horta de casa para que a colheita seja ainda melhor”, destacou.

Assim como a turma de Kauany, outras três salas do 9º ano cuidam do plantio e da colheita da horta, auxiliando na manutenção do local. Neste ano, ao final de cada ciclo do plantio de verduras e hortaliças, esses alimentos serão vendidos para a comunidade e a renda arrecadada será revertida para a festa de formatura desses alunos.