Ações articuladas combatem exploração sexual infantil
10/05/2017
Cartaz com informações do evento
O objetivo é mobilizar a sociedade para o combate à exploração sexual infantil e a defesa dos direitos das crianças e adolescentes Foto: Divulgação

Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão e em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA), vai promover diversas ações de conscientização e mobilização para marcar o dia 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

No dia 18, das 9h às 12h, acontece uma roda de conversa no auditório da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), envolvendo profissionais que trabalham no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Haverá participação interativa do público presente

E no dia 20, a partir das 8h30, será feita uma panfletagem Faça Bonito, que terá concentração na Praça da Matriz, no centro da cidade, com a apresentação da fanfarra da Fundhas. Posteriormente, os conselheiros do CMDCA se deslocarão à Rodoviária Velha para abordagem e conscientização das pessoas.

O objetivo das ações é mobilizar e convocar a sociedade para se engajar no combate à exploração sexual infantil, bem como na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. A intenção é estimular e encorajar as pessoas a denunciar ou revelar situações de abuso e violência. Dois dos canais para receber denúncias desta natureza são os telefones Disque 100 (nacional) e 153 (municipal).

Em São José dos Campos, a rede de proteção conta com a atuação da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, por meio do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e rede de abrigos, Secretaria de Saúde, Fundhas e órgãos parceiros, como o Conselho Tutelar, a Vara da Infância e Juventude, Defensoria Pública e Delegacia de Defesa da Mulher.

Origem da data

No dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), a menina Araceli Santos foi brutalmente assassinada e os agressores ficaram impunes. Esse fato divulgado pela mídia chocou toda a nação, ficando conhecido como Caso Araceli.