Alunos da rede municipal vão participar de pesquisas da Nasa
10/05/2017
Educadores da rede municipal participam do lançamento da parceria com a AEB
O lançamento da parceria, no Cedemp, teve a presença de diretores de unidades escolares de ensino fundamental da rede municipal Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos assinou, nesta quarta-feira (10), o termo de parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) para o lançamento do Globe Brasil (Programa Global de Aprendizagem e Observações em Benefício do Meio Ambiente) no município.

Neste ano, somente três cidades brasileiras foram selecionadas para participar deste programa: São José dos Campos (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Paranaguá (PR).

O programa envolverá 25 escolas de ensino fundamental da rede municipal, que serão responsáveis pela coleta de dados ambientais sobre clima, solo, vegetação, hidrologia, entre outras informações que serão utilizadas em pesquisas pela Nasa (Agência Espacial Americana).

O lançamento aconteceu no Cedemp (Centro de Educação Empreendedora) e contou com a presença do presidente da AEB, José Raimundo Braga Coelho, dos diretores das 48 escolas municipais de ensino fundamental e da equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania.

Além de contribuir para estudos científicos da Nasa, o programa incentiva a interação entre estudantes, professores e cientistas de todo o mundo, despertando vocações em ciências, tecnologia, engenharia e matemática, além de integrar diversas disciplinas do currículo escolar.

O presidente da AEB destacou a importância da participação da cidade no programa. “Acredito muito na necessidade do envolvimento dos alunos na solução de problemas. É preciso incentivar que eles desenvolvam ferramentas e soluções para questões do dia a dia. Em São José dos Campos essa atividade acontece de maneira efetiva, envolvendo sustentabilidade e tecnologia. Por isso foi uma das cidades selecionadas para participar do Globe”, disse.

Diretores das escolas de ensino fundamental ficaram otimistas com as possibilidades de aprendizado que o programa deverá proporcionar aos alunos e aguardam, para as próximas semanas, a definição das 25 escolas participantes. Nos dias 29 e 30 de maio acontecerá um workshop para a capacitação dos professores responsáveis, no Centro de Formação do Educador (Cefe).

O programa Globe foi desenvolvido pela Nasa em 1994 e, em 2015, foi implantado no Brasil, sob responsabilidade da AEB. Atualmente, são 117 países inscritos e mais de 30.600 escolas participantes.