Humanitas anuncia 1º vestibular de medicina para 11 de junho
11/05/2017
Prédios para salas de aula e laboratórios da faculdade de medicina da Humanitas
Prédios para salas de aula e laboratórios da faculdade de medicina da Humanitas, que está instalada onde funcionava a fábrica da Tecnasa Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Saúde

O primeiro vestibular da Humanitas Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos, com 120 vagas disponíveis, será no dia 11 de junho. As inscrições podem ser feitas pelo site da Vunesp, a partir de terça-feira (16) até o dia 1º de junho. O valor da mensalidade não foi divulgado e as aulas já começam no dia 26 de junho.

O anúncio da abertura do primeiro curso de medicina de São José dos Campos aconteceu nesta quinta-feira (11), na sede da universidade, com a presença de autoridades municipais, médicos, professores e representantes da instituição.

A Humanitas, pertencente ao grupo Suprema, de Juiz de Fora (MG), obteve no início desta semana autorização do MEC (Ministério da Educação) para a abertura do primeiro curso de medicina na cidade. Instalada desde 2012, a instituição ocupa uma área de 4.500 metros quadrados na região sudeste, nas antigas instalações da Tecnasa. Desde então, aguardava autorização para abrir o vestibular.

O investimento foi de aproximadamente R$ 11 milhões na estrutura física do campus de São José dos Campos, que já está pronto para receber os estudantes.

Na avaliação da Prefeitura, a vinda da faculdade de medicina trará muitos benefícios para a cidade, como geração de emprego e renda, sobretudo com a chegada de alunos de todo o Brasil. O Município também já iniciou tratativas para estabelecer parcerias que resultarão em melhoria na qualidade no atendimento da população.

Os alunos poderão utilizar as unidades básicas e de pronto atendimento, como campo de estágio, com supervisão dos profissionais da universidade. Outra medida favorável, na avaliação da Prefeitura, é que a formação local de médicos favorece a fixação dos profissionais na cidade.

O professor José Mariano de Morais, presidente da mantenedora Humanitas, disse que a instituição não se limitará ao ensino, mas também às parcerias sociais, que resultarão em inúmeros benefícios para São José dos Campos. “Além de entregar profissionais com formação técnica e ética, vamos investir no campo assistencial, por meio de parceria com a Prefeitura e hospitais públicos e privados do município”, afirmou.

O professor Luis Vane, diretor geral do campus de São José dos Campos, lembrou da longa espera de cinco anos até a autorização do MEC, destacando que agora se inicia um novo ciclo. “Estamos prontos para receber o que está faltando: os alunos.”

Outra instituição de ensino, a Anhembi Morumbi, também já tem autorização do MEC para abrir um curso de medicina na cidade. A instituição já iniciou a construção de campus em uma área de 5 mil metros quadrados na Avenida Benedito Matarazzo, próximo à marginal da Via Dutra (região oeste). A previsão é que o prédio seja entregue no final do ano e o vestibular aberto também até dezembro.