Palestra nesta sexta orienta consumidores a evitar dívidas
11/05/2017
Neide Ayoub
A economista Neide Ayoub, técnica da Fundação Procon, abordou o comportamento dos consumidores sob o prisma da psicologia Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Apoio Jurídico

Quem perdeu a primeira palestra do Procon, sobre educação financeira, tem mais uma oportunidade. Nesta sexta-feira (12), às 14h, o órgão de defesa do consumidor realiza mais um encontro no andar térreo do Paço Municipal (Rua José de Alencar, 123, Centro), que é gratuito e aberto aos munícipes.

Ao longo do evento, representantes da Fundação Procon de São Paulo abordarão assuntos relacionados ao problema do superendividamento. Eles darão orientações para evitar o consumo por impulso e a posterior dor de cabeça para pagar os débitos contraídos.

Os especialistas também vão abordar os direitos dos consumidores, mesmo nas situações em que estejam endividados. Porém o foco será o aspecto educativo, com recomendações a respeito da importância do planejamento financeiro, equilíbrio do orçamento da família e controle das despesas.

Na quinta-feira (11), houve a antecipação da palestra da economista Neide Ayoub. Ela discorreu sobre os comportamentos dos consumidores sob a ótica da psicologia econômica.

Citando autores consagrados e teóricos contemporâneos da psicologia e economia, Neide fez uma análise sobre os motivos que levam as pessoas a entrar em dívida para adquirir um produto ou bem desejado. “Se temos os componentes econômicos, a emoção é indissociável da razão e pesa na hora do consumo.”

Neide explicou que, diferentemente do que afirmavam os teóricos tradicionais, as decisões no âmbito da economia são mais por impulso do que propriamente racionais. “O banco sabe dessas limitações e fragilidades do consumidor. Por isso, incentiva o crédito e não a poupança.”

A economista ressalta que o brasileiro, de maneira geral, não se atém à elevação do valor total dos empréstimos financeiros no longo tempo. “Normalmente não se pensa em termos exponenciais, que é o que ocorre com os juros compostos, que crescem vertiginosamente quanto maior for o prazo de pagamento.” Para ela, a solução é a pessoa ter consciência e saber controlar os desejos. “O problema é muito mais comportamental e requer se autoconhecer e ter disciplina.”

Essas duas palestras organizadas pelo Procon de São José dos Campos fazem parte da Semana Nacional de Educação Financeira, iniciativa do Governo Federal que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de planejar o orçamento.

O Procon joseense é mantido pela Prefeitura e funciona no antigo Fórum (Rua Paulo Setúbal, 220, São Dimas, região centro), com entrada pela Avenida José Longo. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações pelo telefone 151 ou 3909-1440.