Brincadeiras estimulam o desenvolvimento dos alunos
12/05/2017
Alunos do Instituto Materno-Infantil Eliana de Oliveira dos Santos Cruz, no Residencial Righi, participam de atividades lúdicas Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

O ensino pedagógico é estruturado com o uso de diversas ferramentas e atividades que permitem o desenvolvimento dos alunos. Nas escolas municipais de São José dos Campos, as brincadeiras estão sempre presentes em sala de aula visando a socialização das crianças e o estímulo a novas descobertas.

No Instituto Materno-Infantil (IMI) Eliana de Oliveira dos Santos Cruz, no Residencial Righi (região leste), a professora do berçário Tatiana Gregório Duarte Pinheiro é responsável por crianças com idade entre 1 e 2 anos e acredita que os estímulos por meio de brincadeiras, nessa fase, são essenciais.

“É por meio dos incentivos com brinquedos e atividades lúdicas que percebo o desenvolvimento da oralidade nas crianças, a independência delas quando começam a dar os primeiros passos, a socialização com os demais e até mesmo o controle do emocional. Isso tudo começa a ser desenvolvido com as brincadeiras realizadas na escola e dentro de casa”, disse.

Segundo ela, o docente precisa estar atento à evolução dos alunos ao longo do ano. “As necessidades e o ritmo do desenvolvimento varia de uma criança para outra. É preciso respeitar o tempo de cada uma e saber como lidar com as diferentes fases. Não podemos forçá-los a participar de uma mesma brincadeira. O ideal é propor diversas atividades e deixar que eles nos mostrem o caminho a seguir com cada um”, destacou.

Os IMIs da Prefeitura de São José dos Campos possuem um espaço ligado às salas que se chama solário, que é uma extensão da sala de aula, onde as crianças realizam brincadeiras ao ar livre, em contato com o meio ambiente.

Com o passar dos anos, a brincadeira vai ganhando formatos e objetivos diferentes, mas o uso de jogos e atividades práticas continua presente no planejamento pedagógico. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ilga Pusplatais, no Jardim Ismênia (região leste), as brincadeiras são utilizadas estrategicamente pela professora Aline de Souza Silva. “É mais fácil para a criança assimilar o conteúdo por meio de uma música, um jogo, uma dinâmica. O professor que insere isso em sua rotina escolar certamente consegue intensificar o desenvolvimento e o aprendizado das crianças”, contou.

Aline disse também que, além das atividades dirigidas, como aquelas exercidas na escola ou nas aulas de judô, natação e dança, a criança precisa de um momento para relaxar brincando. “Tudo isso é importante na idade deles, inclusive para incentivar a responsabilidade, mas é fundamental que os pais permitam que, em casa, eles possam brincar com o que mais gostam, seja com bola, boneca ou de colorir. Nesse instante eles também estão trabalhando o desenvolvimento e a formação de seus filhos”, reforçou.