Maio Amarelo entra para o calendário oficial de eventos
12/05/2017
Exposição no Vale Sul
Exposição traz simuladores de embriaguez, bafômetros e equipamentos de resgate e distribuição de material educativo Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

A inclusão do movimento Maio Amarelo no calendário de eventos oficiais de São José dos Campos foi aprovada, por unanimidade, em sessão de Câmara realizada nesta quinta-feira (11). Com  a nova lei, maio passa a ser, oficialmente, o mês para conscientização à prevenção de acidentes de trânsito.

Neste ano, a Prefeitura já intensificou as ações educativas e de fiscalização para orientar motociclistas, motoristas, pedestres e ciclistas sobre a importância de atitudes seguras no trânsito para evitar acidentes.

A agenda inclui ações educativas em escolas, bares, blitze do programa Lei Seca, palestras em empresas e universidades, exposição de simuladores de embriaguez, bafômetros e equipamentos de resgate, distribuição de material educativo e cursos de aperfeiçoamento dos profissionais que atuam no trânsito.

Além disso, foram firmadas parcerias com empresas, instituições, associações e órgãos públicos e de classe com o objetivo de ampliar o alcance das ações e envolver a iniciativa privada e sociedade civil na busca pela redução de vítimas de trânsito na cidade.

Para marcar a adesão ao movimento, prédios públicos e comerciais e viadutos foram iluminados de amarelo e ganharam destaque nas redes sociais.

Ônibus do transporte público estão circulando com o adesivo do Maio Amarelo, servidores públicos da prefeitura ganharam o laço amarelo, símbolo do movimento, para usar durante todo o mês, além das mensagens educativas inseridas diariamente nos painéis localizados no Anel Viário para orientar os motoristas.

Nas redes sociais, a divulgação segue com inserções diárias de vídeos e posts sobre o tema da campanha “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, para lembrar a todos sobre o papel de cada um para um trânsito mais seguro.

O cronograma de ações segue até o fim do mês de maio e estão sendo divulgadas diariamente no site da Prefeitura.

O Maio Amarelo é uma ação global que busca engajar órgãos públicos, privados e a sociedade civil em ações que chamem a atenção da população para os índices de mortalidade no trânsito e provocar mudanças de atitudes em prol da segurança de todos.