Avaliação de densidade larvária prossegue nesta semana
12/05/2017
Agentes vistoriam imóvel
O levantamento, feito pelas equipes de combate a endemias, possibilita saber onde há maior predominância de criadouros Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Saúde

A avaliação de densidade larvária elaborada pela Prefeitura de São José dos Campos prossegue nesta semana com a visita a novos bairros das regiões sul, leste e norte. O objetivo do trabalho, que começou na segunda-feira (8), é checar os níveis de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti em diferentes regiões da cidade.

O levantamento, que é feito pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), também possibilita saber onde há maior predominância e o tipo de criadouro (recipiente que possa acumular água) mais comum em cada região.

A campanha prossegue até o dia 22, seguindo metodologia preconizada pela Sucen (Superintendência de Controle de Endemias). Foram sorteadas 385 quadras, com previsão de 12.169 imóveis a ser visitados, distribuídos entre 9 bairros da região oeste, 33 da região sul, 19 da região centro, 18 da região norte, 37 da região leste e 12 da região sudeste.

A atividade conta com o envolvimento de equipes, com aproximadamente 70 agentes de combate às endemias.

Com base nos dados obtidos nessa avaliação, serão definidas as melhores formas de combate às doenças no próximo período. Por exemplo, pode-se redirecionar e intensificar algumas medidas ou alterar as estratégias de controle do mosquito adotadas pelo município.

A primeira avaliação, elaborada em janeiro, revelou um índice de 1,0, que representa estado de alerta em relação à infestação do Aedes aegypti.  Essa classificação é considerada um limite aceitável pelo Ministério da Saúde.

Balanço positivo

O encerramento do primeiro quadrimestre registrou 249 pacientes acometidos pela dengue na cidade neste ano, ante 1.308 no mesmo período do ano passado – o que representa uma redução de 1.059 casos (80,96%). Segundo avaliação da Secretaria de Saúde, a baixa circulação do vírus da dengue se deve ao momento sazonal da doença em todo o Brasil e também às ações preventivas, intensificadas desde o início do ano em todas as regiões da cidade.

Bairros que serão visitados do dia 15 ao dia 19

Sul
  • Vila Nova Conceição, Vila Nair, Vila São Bento, Jardim Satélite
Leste