Campo dos Alemães e Dom Pedro ganham praça reurbanizada
12/05/2017
Praça ao lado do Córrego Senhorinha
A área de lazer, localizada às margens do Córrego Senhorinha, foi revitalizada para proporcionar mais opções para a população Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos concluiu a reurbanização da praça localizada às margens do córrego Senhorinha, entre os bairros Campo dos Alemães e Dom Pedro 2º, na zona sul da cidade. O serviço foi realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade, com o apoio das secretarias de Urbanismo e Sustentabilidade e de Mobilidade Urbana.

A área de lazer foi revitalizada por meio do programa Minha Praça de Volta, que tem por objetivo cuidar de toda a manutenção das praças para que sejam locais agradáveis e seguro às comunidades. O programa visa recuperar as praças abandonadas, principalmente dos bairros mais distantes, para que as famílias voltem a frequentar os locais com tranquilidade.

Entre as melhorias da praça às margens do Senhorinha estão o reforço na  iluminação, conserto das calçadas, reforma do playground, recuperação da academia ao ar livre, instalação de lixeiras, capina geral, poda de árvores, pintura geral e implantação de alambrado no campo de futebol.

Também foram instalados uma cerca e 400 piquetes no fundo da praça para proteger as margens do Senhorinha e impedir descartes irregulares de entulho. Na praça houve ainda plantio de grama e de 120 mudas de árvores, por meio do programa de Revitalização das Nascentes, da Secretaria de urbanismo e Sustentabilidade, com o apoio de estudantes da rede pública.

Moradores da zona sul comemoraram a revitalização da área de lazer. “Melhorou muito e nem parece que é a mesma praça. Já era bastante frequentada e agora com estas melhorias realizadas pela Prefeitura vai atrair ainda mais pessoas”, disse o açougueiro Nilson Calixto, 39 anos, que mora no Dom Pedro 2º.

“Gostei muito do trabalho de revitalização feito pela Prefeitura. Agora dá gosto de frequentar esta praça, que estava abandonada pelo poder público. Já era uma das principais áreas de lazer da zona sul e agora com a reurbanização a população ganhou um grande presente”, afirmou o aposentado José Walter da Silva, 59 anos, que mora no Dom Pedro 1º.

O eletricista João Mário Antunes Pereira, de 51 anos e morador do Dom Pedro 2º, destacou a importância da conservação do local para a comunidade. "A praça ficou muito boa, e o importante é que tem o trabalho constante de manutenção."

Parques

Com programa Minha Praça de Volta, a Prefeitura também já está reurbanizando o Parque Caminho das Garças, no Putim, na zona sudeste da cidade. Os trabalhos começaram no mês passado e incluem reforma do calçamento, recuperação e realocação do quiosque, recuperação das traves de futsal e das tabelas de basquete da quadra de esportes, pintura do playground e instalação de gabião na ponte, entre outras melhorias.

Na próxima segunda-feira (15) terá início a revitalização do Parque Alambari, no Campos de São José, na zona leste. No local, haverá reforço na iluminação e recuperação de playgrounds, das lixeiras, da pista de caminhada, do gradil, dos bebedouros e das duas passarelas, além de eliminação de formigueiros, roçada geral e melhorias na  quadra e no campo de futebol.

Além da praça do Senhorinha, outras quatro áreas de lazer já foram revitalizadas pelo programa Minha Praça de Volta desde março último. Foram reurbanizadas as praças José Marcelino de Souza e Darci Ribeiro, no bairro Jardim São José 2, na zona leste, além de outras duas áreas públicas no Frei Galvão, também na região leste de São José.

A Prefeitura conta com o apoio da população para que denuncie, por meio da Central 156, atos de depredação e vandalismo contra as praças recuperadas, preservando o patrimônio público à disposição da população.