Microempreendedores terão atendimento especial neste sábado
12/05/2017
Atendimento durante a Semana dos Microempreendedores Individuais
Allan Silva Cardoso: “Estou buscando crédito e orientação e, se for o caso, vou investir em franchising nessa área de estamparia” Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

A Prefeitura de São José dos Campos participa novamente neste sábado (13), das 9h às 15h, da 5ª Semana dos Microempreendedores Individuais (MEIs), que é promovida pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O evento é gratuito e ocorre ao lado da Igreja São Benedito, junto à Praça Afonso Pena, no centro da cidade.

A Prefeitura iniciou sua participação no evento nesta sexta-feira (12), com técnicos do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), da Sala do Empreendedor e, do Banco do Empreendedor Joseense (BEJ). Além dos consultores do Sebrae, também estarão presentes neste sábado, representantes da Associação dos Contabilistas.

O evento busca incentivar pequenos empresários a sair da ilegalidade e passar a usufruir de soluções integradas oferecidas pelo Sebrae e parceiros, como tecnologia, capacitação, mercado e acesso ao crédito, para que o empreendedor possa ser mais competitivo.

Proprietária de um minimercado na região sul, Karina Maestrello buscou orientação no Banco do Empreendedor Joseense sobre capital de giro para otimizar as compras. “Sou uma microempreendedora e preciso de crédito para meu estabelecimento e também quero participar de cursos para aprimorar meu comércio.”

Allan Silva Cardoso tem o sonho de montar uma estamparia. Como ainda não abriu a firma, foi orientado pelos técnicos do Sebrae a abrir inscrição de Microempreendedor Individual (MEI), para não ficar na ilegalidade nem perder competitividade. “Estou buscando crédito e orientação e, se for o caso, vou investir em franchising nessa área de estamparia”, disse.

MEI

O MEI caracteriza o empreendedor que trabalha por conta própria e se legaliza como pequeno empresário, podendo faturar no máximo até R$ 60 mil por ano. Não pode ter participação em outra empresa como sócio nem titular e poderá ter apenas um funcionário. A Lei Complementar 128, de 19 de dezembro de 2008, criou condições para que empreendedores informais pudessem se tornar microempreendedores formais.

Entre as vantagens oferecidas está o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), que facilita a abertura de conta bancária, pedido de empréstimos e emissão de notas fiscais.