Dia D contra a gripe vai vacinar também policiais e bombeiros
12/05/2017
Mulher segura seringa para vacinação
Neste sábado (13), serão 13 postos volantes em São José dos Campos para a vacinação do público-alvo da campanha nacional Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Saúde

O Governo do Estado anunciou na tarde desta sexta-feira (12) a ampliação do público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe (influenza). Assim, terão direito à vacina os policiais civis e militares, bombeiros e profissionais que atuam na Defesa Civil, Correios, Poupatempo, Ministério Público Estadual, Procuradoria Geral do Estado e Defensoria Pública.

Esse grupo também poderá ser vacinado neste sábado (13), no Dia D da campanha de vacinação, com os demais grupos de risco: idosos (com mais de 60 anos), crianças de 6 meses a menos de 5 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas, indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, professores da rede pública e privada (com a apresentação do crachá ou alguma identificação funcional).

São José dos Campos recebeu do Governo do Estado 39 mil doses da vacina para o Dia D da campanha. Neste ano, a Prefeitura adotou a estratégia de ir ao encontro ao público, em locais de grande concentração, para tentar vacinar o maior número possível de pessoas dos grupos de risco.

Assim, serão 13 postos volantes localizados nos seguintes locais: shoppings Center Vale (Jardim Augusta), Vale Sul (Jardim Satélite) e Colinas (Jardim Aquarius), supermercados Carrefour (Jardim Aquários), Shibata (Jardim Oriente), Atacadão (Vila Tatetuba), Máximo (Bosque dos Eucaliptos) e Coop (Novo Horizonte), Parque da Cidade (Santana), Parque Vicentina Aranha (Vila Ady Anna), Farmácia Comunitária (Vila Ema), Savema (Socidade de Amigos de Bairro da Vila Ema) e Centro de Operações Integradas (Centro).

Nos shoppings, o atendimento será das 10h às 18h, e nos demais locais das 8h às 17h. Neste sábado, não haverá atendimento nas unidades de saúde.

Em São José dos Campos, o público-alvo da campanha é de 192.231 pessoas consideradas de risco para complicações da gripe. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% dessa população. De segunda a sexta, as vacinas ficam disponíveis em todas as unidades básicas de saúde (UBS), das 8h às 17h. A campanha prossegue até o dia 26. Até o momento, cerca de 110 mil pessoas já foram vacinadas.