Mães apoiam os filhos na Caravana de Seletivas
13/05/2017
Seletiva de judô
Na primeira edição do evento, no Jardim Morumbi, foram realizadas seleções para várias modalidades, como judô, hockey e natação Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Pais e filhos que estavam acostumados a esticar um pouquinho mais o horário na cama aos sábados mudaram a rotina e chegaram cedo ao Poliesportivo do Jardim Morumbi, na região sul.

A primeira Caravana de Seletivas do programa Atleta Cidadão, realizada pela Prefeitura de São José dos Campos, reuniu neste sábado (13) dezenas de candidatos e jovens atletas na unidade.

Nas arquibancadas, beiradas do campo e do tatame, os familiares observavam ansiosos as crianças nas peneiras monitoradas por técnicos e atletas do programa. E na véspera do dia delas, as mães compareceram em peso para apoiar os pequenos.

Sandra Zoanon, 60 anos, mora no Jardim América e levou o neto André, de 12 anos, para tentar uma vaga no futsal. Mesmo não conseguindo passar na seleção, o aspirante a atleta não desistiu e vai tentar novamente uma vaga em duas modalidades no próximo dia 20, na Vila Tesouro.

“Ele já treina hockey lá no Palmeiras de São José, então gosta de esporte há bastante tempo e ele tem mais aptidão para o hockey. E por isso que ele quer retornar para ver o que consegue”, disse Sandra.

E se depender de André, ele vai a todas as edições da Caravana. “Quero tentar também o futsal, vôlei, basquete e futebol”, contou.

Já para Luís Guilherme, 10 anos, que aguardava apreensivo a chamada ao lado da quadra do ginásio do poliesportivo, somente uma modalidade importava, logo a mais concorrida: o futsal. “Tô animado. Acho que vai ter bastante gente boa, tô muito ansioso. É um esporte que eu gosto muito.”

Moradora do Floradas de São José, Lilian Pinheiro, 42 anos e mãe de Luís Guilherme, espera que ele seja jogador e entre para a equipe do Atleta Cidadão para que nunca deixe o esporte de lado. “Acho importante ele entrar no programa porque é um meio de estar com um compromisso que não seja a rua. A atividade física é importante e acho muito legal essa oportunidade que o programa dá.”

A mãe coruja Renata Santana, 40 anos, levou o pequeno Vinícius, de 5 anos, para participar das demonstrações de karatê e citou a evolução na capacidade de relacionamento do filho a partir da prática desportiva. Ele é aluno nas escolinhas de iniciação esportiva da Prefeitura, coordenadas pela Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

“Ele melhorou 100%. A desenvoltura dele, principalmente, melhorou. Ele era muito tímido e agora está uma belezinha”, relatou Renata.

Espelho

No caso do pequeno Henry Kanemoto, de 9 anos, que luta karatê, o exemplo no esporte vem de família. O atleta é primo de Lincoln Kanemoto, judoca da Seleção Brasileira formado no programa Atleta Cidadão.

“O objetivo dele é a Seleção, viajar pelo mundo. Como meu sobrinho é da Seleção Brasileira de Judô, ele está se espelhando nele, mesmo gostando de karatê”, disse a mãe, Lia Kanemoto, 42 anos.

Para ela, eventos como o da Caravana de Seletivas ajuda a dar um gás nas crianças e a motivá-las. “Ele fica mais incentivado a fazer esporte, porque às vezes ele dá uma desanimada. Então esse tipo de evento dá mais empolgação”, opinou Lia. “O evento é muito bom para divulgar o programa, às vezes as pessoas não sabem que existe”, completou.

A Caravana de Seletivas é um projeto da Prefeitura que tem por objetivo dar ainda mais visibilidade ao trabalho realizado pelo programa Atleta Cidadão às modalidades oferecidas e fazer com que crianças e jovens descubram o talento para o esporte. No total serão sete finais de semana de avaliações gratuitas até 1º de julho.