Dia D de vacinação contra a gripe imuniza 9.216 pessoas na cidade
15/05/2017
Aplicação de vacina
A estratégia de abrir postos volantes e ir ao encontro da população em locais de grande concentração atingiu 18,9% do público-alvo Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Saúde

O Dia D da Campanha de Vacinação contra a gripe (influenza) imunizou 9.216 pessoas, neste último sábado (13), nos 13 postos volantes espalhados por todas as regiões de São José dos Campos. A estratégia de abrir postos volantes e ir ao encontro da população, em locais de grande concentração, foi considerada um sucesso na avaliação da Prefeitura, pois atingiu 18,9% do público-alvo da campanha.

Do grupo considerado prioritário, foram vacinados 2.512 idosos, 1.717 crianças, 835 professores, 758 trabalhadores da saúde, 227 gestantes e 49 puérperas. Também receberam a vacina 3.118 pessoas com doenças crônicas (comorbidades).

Os 13 postos volantes da campanha do Dia D atenderam nos seguintes locais: CenterVale Shopping; Vale Sul Shopping; Colinas Shopping; supermercados Carrefour, Shibata, Atacadão, Máximo e Coop do Novo Horizonte; Parque da Cidade; Parque Vicentina Aranha; Farmácia Comunitária (Vila Ema); Savema (Vila Ema) e COI (Centro de Operações Integradas).

O posto que registrou o maior movimento foi o do Supermercado Shibata, onde foram vacinadas 1.555 pessoas.

Desde o início da campanha, no dia 17 de abril, já foram vacinadas em São José dos Campos 119.721 pessoas. Considerando os grupos prioritários e os doentes crônicos, segundo o Governo do Estado, o público-alvo da campanha é de 192.231 pessoas. O grupo de idosos já atingiu a meta, alcançado 90,99% da cobertura. De um total estimado de 63.332 idosos, 58.066 já foram vacinados.

A vacinação prossegue até o dia 26 em todas as unidades básicas de saúde do município, das 8h às 17h.

Desde sexta-feira (12), mais um grupo foi incluído na campanha, podendo receber as vacina gratuitamente: os policiais civis e militares, bombeiros e profissionais que atuam na Defesa Civil, Correios, Poupatempo, Ministério Público Estadual (MPE), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Defensoria Pública.