Alunos de pós-graduação recebem palestra sobre Lei Seca
15/05/2017
Motorista participa da campanha Lei Seca
Realizadas em parceira com as polícias Militar (área urbana) e Rodoviária (estradas), as ações do programa visam reduzir acidentes Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, realiza nesta terça-feira (16), na Faculdade do Instituto Nacional de Pós Graduação (INPG), localizada no Jardim Aquarius, zona oeste da cidade, a palestra Lei Seca: Que Papo É Esse? O objetivo é orientar os estudantes sobre os riscos de beber e dirigir.

Os alunos terão um espaço para a troca de ideias, abertura para discussões sobre assuntos, como a perigosa mistura de álcool e direção, situações de riscos ao volante, esclarecimentos de dúvidas e mitos, como o uso de enxaguante bucal e bombom de licor nos testes com bafômetro, além de informações sobre legislação, influenciando a adoção de medidas simples do cotidiano para preservação de vidas no trânsito.

De acordo com o Infosiga, banco de dados disponibilizado pelo Governo do Estado de São Paulo, 20 jovens (entre 18 e 24 anos) morreram em 2016 vítimas de acidentes de trânsito em São José dos Campos, sendo a faixa etária com maior índice de acidentes de trânsito com vítimas fatais em rodovias municipais, estaduais e federais.

A palestra integra as ações do movimento Maio Amarelo, que tiveram início no dia 1º, durante a Festa do Trabalhador, realizada no Novo Horizonte (zona leste), com atividade e distribuição de material educativo. Já foram realizados cursos para atualização dos agentes de trânsito, palestras em empresas, blitz da Lei Seca com a Polícia Militar e ações em bares com foco da conscientização sobre os perigos de beber e dirigir.

O Maio Amarelo é uma ação global que busca engajar órgãos públicos, privados e a sociedade civil em ações que chamem a atenção da população para os índices de mortalidade no trânsito e provocar mudanças de atitudes em prol da segurança de todos.